Programa de Voluntariado Internacional
Intercâmbio estudantil incentiva ações culturais e sociais entre Brasil e Colômbia
Entre os dias 1º e 29 de novembro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Universidade de Cundinamarca (UDEC) promoveram um intercâmbio de curta duração entre seus estudantes. Cada um dos Campi Carmo de Minas, Machado e Passos do IFSULDEMINAS enviaram dois estudantes para a instituição de ensino colombiana e, posteriormente, receberam um total de dez alunos daquele país.
Esta foi a primeira oferta de intercâmbio do Programa de Voluntariado Internacional realizada pelo IFSULDEMINAS. Ela distingue-se do intercâmbio acadêmico por focar mais em ações culturais e vivências sociais. "Acreditamos que essas experiências são fundamentais para a formação integral de nossos estudantes, ampliando seus horizontes e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como liderança, empatia e trabalho em equipe. Além disso, o voluntariado internacional oferece a oportunidade de vivenciar realidades diferentes, enriquecendo o processo de aprendizagem com perspectivas globais, e estimulando a responsabilidade social dos jovens", explicou o coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório.
Os estudantes do IFSULDEMINAS na Colômbia
Os seis estudantes do IFSULDEMINAS iniciaram o programa. O grupo foi para a cidade colombiana de Fusagasugá, onde há um dos campi da UDEC. Leandro Otero, Kauan Cândido (do Campus Carmo de Minas), Dayane Ferreira, Ariel Assis (do Campus Machado), Drielle Silva e Lívia Oliveira (do Campus Passos) desenvolveram diversas atividades sociais e culturais no período de 1º a 18 de novembro. Destacaram-se a viagem turística à capital colombiana Bogotá, a ida a um Festival de Tango e a realização de apresentações culturais em escolas e durante um evento na própria UDEC.
O estudante de Administração do Campus Carmo de Minas, Leandro Otero, relatou que as apresentações culturais foram as atividades mais marcantes do intercâmbio. “A gente foi em duas escolas apresentar a nossa cultura para alunos de 10 a 17 anos, compartilhamos informações sobre o Brasil, as tradições, músicas, danças e costumes. Além disso, no evento da UDEC, montamos um estande do Brasil. Essa foi uma experiência única porque eu pude representar o nosso país em outros contextos e ver o interesse das outras pessoas pela nossa cultura”, descreveu Leandro.
Esse intercâmbio foi a primeira viagem internacional de Lívia Oliveira, aluna do curso de Administração do Campus Passos. Para ela, a experiência será um diferencial para sua vida e carreira. “Foi uma oportunidade incrível de crescimento que o IFSULDEMINAS me ofereceu. Profissionalmente, um intercâmbio no currículo é a chave de abertura de diversas portas em diversas empresas mundo a fora e, na visão pessoal, a experiência, os novos conhecimentos e as novas amizades que trazemos na bagagem ficam na memória para o resto da vida”, compartilhou Lívia.
Os colombianos no IFSULDEMINAS
De 17 a 29 de novembro, dez estudantes da UDEC realizaram diversas atividades culturais, acadêmicas e sociais organizadas pelo IFSULDEMINAS. Durante a primeira semana, todos os intercambistas ficaram no Campus Machado e tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores do campus, como a Agroindústria de Café e o Laboratório de Robótica, viajaram para o Campus Poços de Caldas para o Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS e participaram de ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), em Campo do Meio (MG). “Das atividades que participei, a que mais gostei foi sobre plantas medicinais, com um grupo de mulheres em um assentamento rural, pois eu não conhecia esse uso. Existem muitas plantas aqui que também temos na Colômbia, porém, com outros nomes. Aqui, aprendi suas diversas utilidades medicinais, algo passado de geração para geração”, revelou o colombiano Mateo Riaño.
Na segunda semana do programa, os intercambistas foram separados em grupos. Cinco deles permaneceram no Campus Machado, três viajaram para o Campus Carmo de Minas e dois para o Campus Passos, onde completaram o cronograma de atividades do intercâmbio.
Os que permaneceram no Campus Machado aproveitaram para explorar a cidade de Machado (MG) e conhecer a cidade de Varginha (MG). Também se envolveram em projetos institucionais, como o “Aprendendo com as Diferenças”, voltado para a inclusão de assistidos pelas Apaes, e o Centro de Equoterapia, que atende a praticantes da região.
O grupo que foi para o Campus Carmo de Minas conheceu os principais pontos turísticos das cidades mineiras de São Thomé das Letras, Caxambu, Carmo de Minas e São Lourenço. Das atividades do campus, destacaram-se as participações nos projetos de capoeira com integrantes da APAE, Projeto de Hortas Orgânicas Comunitárias e colaboração na disciplina de Espanhol.
Já os dois colombianos que ficaram no Campus Passos visitaram o Parque Mirante dos Canyons, em Capitólio (MG), e desenvolveram ações de voluntariado em visita ao asilo "Lar São Vicente” e junto ao Rotary Club de Passos (MG).
Sobre a experiência vivida no Brasil, a colombiana Valentina Olivarez destacou o intercâmbio e o diálogo cultural. “Além de levar os conhecimentos que aprendi aqui para o meu país, espero ter conseguido compartilhar com os brasileiros uma visão boa sobre a Colômbia e despertar o interesse deles em visitar meu país, que também possui uma diversidade natural e cultural muito bonitas”, contou.
Redes Sociais