3ª Aula aberta
Curso de Gestão Escolar do IFSULDEMINAS promove aula 3ª aberta com enfoque no Atendimento Educacional Especializado
Na noite do dia 03 de dezembro, o curso de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva, uma iniciativa do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada (Renafor), realizou sua terceira aula aberta. O evento foi transmitido pela TV IFSULDEMINAS e teve como tema central “O profissional de atendimento educacional especializado (AEE)”.
A aula contou com a participação do professor Fábio Brazier, coordenador do curso, e da professora doutora Magali Inês Pessini, convidada especial. Fábio deu as boas-vindas aos cursistas e destacou a importância do tema: “O profissional de AEE desempenha um papel crucial na promoção da inclusão escolar e na eliminação de barreiras que dificultam a aprendizagem e a participação plena dos alunos”.
Magali Pessini possui uma vasta experiência na área de educação inclusiva. Graduada em Tecnologia de Laticínios, Pedagogia e Ciências Biológicas, ela também é mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social e doutora em Educação em Ciências. Durante a pandemia, Magali atuou como profissional de AEE no campus Machado do IFSULDEMINAS, contribuindo para o atendimento remoto de estudantes com deficiência.
Em sua exposição, a professora abordou temas como a história da educação inclusiva, os desafios enfrentados pelos profissionais de AEE e a legislação que norteia suas atividades. Magali destacou que a função do AEE vai além do apoio direto aos estudantes: “Esse profissional atua como mediador entre o aluno, a escola e as necessidades específicas, assegurando um ambiente acessível e inclusivo”. Ela também reforçou a importância do trabalho em equipe e do planejamento coletivo nas escolas para promover uma educação de qualidade.
Desafios e perspectivas para a inclusão educacional
Durante a aula, foram discutidos desafios como a falta de recursos materiais e humanos, a necessidade de formação continuada para educadores e a resistência à implementação de práticas inclusivas. A professora Magali também enfatizou a importância de eliminar barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas para garantir a plena participação dos estudantes com deficiência.
Ao final do encontro, Fábio Brazier agradeceu à professora Magali e destacou a relevância do tema para os gestores escolares: “O nosso papel é construir uma cultura de inclusão em nossas escolas. Isso exige formação, diálogo e articulação entre todos os envolvidos no processo educacional”.
Seminário de encerramento
O curso de gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva se aproxima de sua conclusão, e os cursistas já se preparam para o seminário final. O evento contará com apresentações de trabalhos e discussões sobre as práticas inclusivas aplicadas nas escolas participantes.
A aula aberta foi mais um marco na promoção de um ambiente educacional mais justo e inclusivo, reafirmando o compromisso do IFSULDEMINAS com a formação de gestores escolares preparados para lidar com a diversidade e os desafios da educação contemporânea.
Para assistir a gravação da aula, clique aqui.
Texto: Giselle Viana
Data: 10/12/2024
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