Segunda Aula do Curso de Gestão Escolar
Segunda Aula do Curso de Gestão Escolar no IFSULDEMINAS Aborda Inclusão e Democracia
Mais uma noite de conhecimento para os alunos do Curso de “Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva” do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). No último dia 29 de outubro, aconteceu a segunda aula do curso, que faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFSULDEMINAS e integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), que foi transmitido ao vivo pela TVIFSULDEMINAS e trouxe reflexões sobre a Gestão democrática e a Inclusão escolar. A segunda aula do curso contou com a participação do professor convidado, Abelardo Bento Araújo, doutor em Educação pela USP e professor da Unifal, que abordou temas essenciais para a formação de gestores educacionais.
O coordenador do curso, professor Fábio Brazier, foi o mediador do evento e abriu uma aula destacando a relevância de uma gestão escolar inclusiva e agradecendo a equipe de apoio e os intérpretes de Libras pela contribuição para a acessibilidade. Fábio destacou o compromisso do curso com a formação inclusiva e democrática, reforçando o papel dos tutores e da equipe de suporte, que reúne participantes de todas as regiões do país.
Em sua aula, o professor Abelardo discutiu a importância de uma gestão democrática como um elemento central para uma educação inclusiva, mencionando que a educação é um "ato político". Ele enfatizou que o conceito de democracia deve ir além do governo, sendo fundamental na escola para garantir que todos os sujeitos tenham voz e participação. Segundo ele, “a formação de sujeitos históricos e cidadãos requer práticas que afirmem o status de sujeito de cada um, especialmente em contextos de educação inclusiva.”
Ao longo de toda aula, o professor apresentou análises sobre a gestão escolar democrática e o papel da educação inclusiva. Ele explorou como a gestão escolar precisa se alinhar com princípios democráticos, onde todos os envolvidos – gestores, professores e comunidade – atuam como sujeitos e interlocutores válidos nas decisões. Abelardo destacou que uma gestão democrática na escola é essencial para fomentar uma educação que valorize a diversidade e promova a inclusão, permitindo que as necessidades de cada aluno, especialmente aquelas com necessidades educacionais específicas, sejam respeitadas e atendidas. Também enfatizou que a escola, enquanto espaço público, não deve apenas transmitir conhecimentos, mas também formar cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social.
Após a apresentação da aula, Fábio Brazier ressaltou que a construção de uma escola transformadora passa pela transformação da escola que se tem, ou seja, exige o compromisso de gestores e professores em mobilizar práticas concretas no cotidiano escolar. “Quando pensamos no princípio da democracia e em qual escola queremos, vemos que isso passa por uma transformação no nosso trabalho e mobilização diária. E não estamos falando apenas de um ideal de escola ou gestão, mas de como adotar essas práticas democraticamente em nossa atuação diária, valorizando o respeito, a inclusão e a colaboração”, enfatizou.
Os estudantes e profissionais da educação que acompanharam a aula também participaram ativamente com perguntas e reflexões, destacando o impacto das políticas públicas na gestão escolar. O professor abordou ainda a diferença entre escola pública e estatal, explicando que uma escola pública verdadeiramente democrática deve incluir a participação ativa da comunidade.
A segunda aula do Curso de “Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva” promoveu um espaço para debates sobre os desafios da gestão democrática e inclusiva, reforçando o compromisso do IFSULDEMINAS em oferecer formação de qualidade, com o objetivo de preparar gestores para uma educação mais equitativa e acessível a todos.
Texto: Giselle Viana
Data: 31/10/2024
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