Formação de Tutores
Formação de Tutores em Gestão Escolar: Fomento à Educação Inclusiva no IFSULDEMINAS
Com o objetivo de manter a qualidade e excelência no ensino de mais de mil alunos espalhados por todo o Brasil, o Instituto Federal do Sul de Minas, através do curso de "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", um programa de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR) promove, continuamente, um curso para a formação de seus tutores.
Ministrado pelos professores formadores Ivanilda D Eleutério da Silva Padilha e Maurício Pereira Barros, o curso visa fortalecer a capacitação dos tutores para uma educação cada vez mais inclusiva e equitativa. Os encontros formativos acontecem duas vezes ao mês, sempre às 19h, e são realizados por meio da plataforma Google Meet. "Esses momentos são planejados de forma que os tutores possam se alinhar com o fluxograma do curso e a proposta norteadora do programa, favorecendo uma troca rica de conhecimentos", afirma Ivanilda.
Para os professores, o planejamento é visto como um pilar essencial, oferecendo uma base sólida para medir o desempenho e aprimorar continuamente as ações pedagógicas. "Temos um público assíduo e comprometido, com cerca de 40 tutores participando ativamente dos momentos formativos. Isso demonstra a relevância e o engajamento que essas atividades promovem entre os envolvidos", destaca Ivanilda.
Além dos encontros virtuais, os tutores têm acesso a suporte constante, com assessoria diária via mensagens, reuniões individuais e outros meios de comunicação, favorecendo uma interação próxima entre a equipe e os alunos cursistas. Essas atividades integram teoria e prática, e fomentam habilidades como criatividade, empatia e resolução de conflitos – qualidades cruciais para lidar com a diversidade e promover um ambiente inclusivo.
Segundo os professores formadores, tais atividades são fundamentais para preparar os alunos para a vida cidadã, valorizando a colaboração e o respeito às diferenças no ambiente educacional. “A formação dos tutores do curso Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva não beneficia apenas o aprendizado acadêmico, mas se torna uma prática inclusiva, essencial para uma educação voltada para a cidadania e a valorização da diversidade”, conclui Maurício.
Texto: Giselle Viana
Data: 29/10/2024
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