Sessão Pipoca
Sessão de Cinema, no Programa Mulheres Mil, inspira alunas com histórias de superação e união
Alunas dos cursos de Promotora de Vendas, com ênfase em Marketing Digital e Operadora de Caixa, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, participaram de uma sessão especial de cinema com a exibição do documentário “Noivas do Cordeiro”, um retrato social dos desafios e conquistas da comunidade que dá nome ao filme, localizada em Belo Vale, Minas Gerais. “São histórias inspiradoras de mulheres que, ao longo dos anos, enfrentaram preconceitos e transformaram sua realidade, tornando-se exemplos para outras mulheres. A história é uma lição de que, mesmo diante de preconceitos enraizados, é possível transformar desafios em oportunidades com coragem e organização coletiva”, disse a coordenadora-adjunta do programa Mulheres Mil, Cleciana Rangel, que organizou a sessão, com o apoio dos monitores Carlos Bezerra e Tayna Salomão.
Dirigido por Alfredo Alves, o documentário “Noivas do Cordeiro” explora como uma comunidade majoritariamente feminina enfrentou décadas de preconceito e isolamento social, após ser injustamente associada à prostituição. Por anos, as mulheres foram marginalizadas e alvo de boatos, o que impactou negativamente a vida na comunidade. Porém, as moradoras de Noiva do Cordeiro decidiram mudar essa narrativa, fundando uma associação comunitária e criando a primeira escola de informática da zona rural de Minas Gerais, um marco de superação e empreendedorismo.
Durante as sessões, as alunas do Programa Mulheres Mil foram convidadas a refletir sobre temas essenciais como união, resiliência e superação. Pablicia Miquele dos Santos, aluna do curso de Operadora de Caixa, compartilhou um depoimento comovente, de como o filme a fez refletir sobre sua própria trajetória. Mãe de cinco filhos, Pablicia falou sobre as dificuldades que enfrentou para sustentar sua família, lembrando-se dos dias em que trabalhou na roça, realizando tarefas pesadas, como cercar terrenos e manusear mourões, atividades normalmente feitas por homens. Apesar dos desafios, ela nunca desistiu de lutar por uma vida digna para seus filhos. Agora, com o curso de Operadora de Caixa, ela vê a oportunidade de transformar sua realidade e proporcionar um futuro melhor para sua família.
A sessão contou com momentos de descontração e aprendizado, acompanhados de pipoca, refrigerante e suco natural de morango. O documentário deixou uma mensagem poderosa: quando as mulheres se unem e lutam por seus direitos, conseguem ressignificar seu papel na sociedade e superar barreiras antes vistas como intransponíveis.
Texto: Cleciana Rangel
Revisão: Luciene de Castro
Redes Sociais