Encerramento de módulo
Curso Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva realiza 1ª Atividade Integradora com mais de 500 participantes
No último sábado, 28 de setembro, o curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", que faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFSULDEMINAS e integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), promoveu sua primeira atividade integradora. O evento, realizado no formato EaD através da plataforma Google Meet, reuniu mais de 500 pessoas, entre cursistas, tutores e professores formadores.
A atividade foi organizada com o objetivo de integrar teoria e prática, consolidando as aprendizagens do primeiro módulo do curso. Os participantes foram divididos em 40 grupos e, sob a orientação dos tutores, discutiram os principais temas abordados no módulo, utilizando metodologias ativas. Essa abordagem proporcionou um espaço dinâmico para a troca de experiências e o debate de questões práticas relacionadas à gestão escolar inclusiva.
A professora formadora Ivanilda D Eleutério da Silva Padilha destacou a importância da interação entre cursistas e tutores durante o encontro. "Foi um momento que permitiu a interação entre os cursistas e tutor, onde percebemos qualidade e aprendizado, favorecendo o desempenho. Esses momentos síncronos no contexto educacional da EAD propiciam, sobretudo, que professor e alunos interajam em um espaço virtual de aprendizagem em tempo real, envolvidos na troca simultânea de conhecimentos. É uma educação à distância, mas não distante", ressaltou a professora.
O coordenador do curso, Fábio Brazier, também enfatizou o valor da atividade integradora para a proposta formativa do curso. "O encontro síncrono se constitui como um espaço pensado para que os cursistas, seus tutores e professores possam dialogar e vivenciar questões práticas. Toda a equipe está muito contente com os resultados e retornos da construção formativa que está sendo realizada. Neste sábado foi possível vivenciar diversas experiências de nossos cursistas, espalhados por todo o território nacional, que enfrentam diferentes realidades e desafios para implementar a educação inclusiva no âmbito da gestão", afirmou Brazier. Ele ainda ressaltou que o segundo módulo do curso já está em andamento e que novos encontros com o mesmo propósito estão previstos.
Licenciada em Artes Visuais, a cursista Marcela Aparecida Leite Haubert, de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, atua como professora e coordenadora de turno na rede privada em seu estado. Para ela, esse encontro foi muito significativo. "Pudemos nos ver um pouquinho, escutar, nos acolher e conhecer pessoas de outros estados. Foi muito enriquecedor. O curso está agregando muito, não só para minha atuação como professora, mas também para a gestão, trazendo conhecimento sobre os direitos dos estudantes e práticas inclusivas".
O cursista João Ricardo dos Santos, professor de Atendimento Educacional Especializado na cidade de São Paulo, também elogiou a experiência. "Essa atividade integradora foi algo muito positivo, nos trazendo uma reflexão com outros colegas sobre a educação inclusiva e como ela está sendo implementada em diferentes estados. O curso tem sido excelente, e estou gostando muito da qualidade das discussões e do conteúdo", afirmou João Ricardo.
A atividade reforça o compromisso do curso em capacitar profissionais da educação para atuar com foco na inclusão, uma temática central na formação de gestores escolares.
Texto: Giselle Viana
Data: 02/10/2024
Redes Sociais