Página inicial > PROEX > Aula inaugural

Aula inaugural

IFSULDEMINAS realiza aula inaugural do curso de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva

Captura de tela 2024 09 09 093724Na última segunda-feira (02/09), o IFSULDEMINAS realizou a aula inaugural do curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", transmitida ao vivo pelo canal TV IFSULDEMINAS no YouTube. O evento marcou o início de uma jornada de aprendizado voltada para a capacitação de mais de 1.000 educadores(as) e gestores(as) de todo o Brasil em práticas inclusivas. O curso, oferecido na modalidade a distância (EaD), faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR) e tem como objetivo promover uma educação inclusiva, atendendo às necessidades de alunos com necessidades especiais e transformando os sistemas educacionais.

Captura de tela 2024 09 09 093739O evento foi conduzido pelo Diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira da Silva, que após agradecer a participação de todos os presentes na live, passou a palavra para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, que reforçou o compromisso da instituição com a inclusão, destacando o trabalho dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) no acolhimento dos estudantes. Ele também mencionou a parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), que tem sido crucial no desenvolvimento de iniciativas voltadas para a formação inclusiva. Além disso, elogiou o esforço das equipes envolvidas na organização do curso, que, com uma estrutura robusta, está preparada para apoiar os participantes ao longo da formação.

Captura de tela 2024 09 09 093816A Pró-Reitora de Extensão, professora Daniela Ferreira Cardoso, também participou do evento, destacando a importância da formação continuada para a construção de uma educação mais inclusiva e justa. Ela agradeceu o apoio da equipe administrativa e pedagógica, assim como do professor César Nunes, convidado para a aula inaugural.

O professor Dr. César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi o palestrante convidado e trouxe reflexões fundamentais sobre o papel da escola na promoção da inclusão social e do desenvolvimento ético dos alunos. Com vasta experiência na área e autor de 35 livros, ele ministrou a palestra intitulada "Educação Inclusiva: Como Instituí-la? O Papel da Escola na Produção da Inclusão Social e da Emancipação Ética". Durante sua fala, César Nunes abordou o papel central da escola na criação de um ambiente inclusivo e acolhedor, destacando a necessidade de uma gestão comprometida com essas práticas. "A escola é o lugar onde a inclusão se torna realidade, e isso exige uma pedagogia humanizadora e acolhedora", ressaltou.

Captura de tela 2024 09 09 093914Em sua audiodescrição inicial, Nunes fez uma introdução histórica sobre as universidades e a importância da educação inclusiva. Ele também expressou sua admiração pela rede de institutos federais, apontando-os como um meio de transformar a educação brasileira, superando a visão meritocrática para adotar uma abordagem emancipatória e humanista. A palestra, que contou com tradução simultânea em Libras, destacou o papel transformador da educação inclusiva e integral, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os participantes.

Captura de tela 2024 09 09 093832O coordenador do curso, professor Fábio Brazier, celebrou o início da formação, ressaltando o caráter inovador da proposta pedagógica e o desejo de promover trocas de experiências entre os participantes. "Estamos prontos para apoiar essa formação e enriquecer a prática de todos os envolvidos", destacou. O curso, que se estenderá até dezembro, foi cuidadosamente planejado desde abril, contando com a participação de uma equipe de quase 100 profissionais dedicados a oferecer uma formação de excelência.

Com o curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", o IFSULDEMINAS reafirma seu compromisso em promover uma educação inclusiva de qualidade, capacitando gestores a construir uma escola que acolha e valorize as diferenças, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.

Texto: Giselle Viana
Data: 06/07/2024