Aula inaugural
IFSULDEMINAS realiza aula inaugural do curso de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva
Na última segunda-feira (02/09), o IFSULDEMINAS realizou a aula inaugural do curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", transmitida ao vivo pelo canal TV IFSULDEMINAS no YouTube. O evento marcou o início de uma jornada de aprendizado voltada para a capacitação de mais de 1.000 educadores(as) e gestores(as) de todo o Brasil em práticas inclusivas. O curso, oferecido na modalidade a distância (EaD), faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR) e tem como objetivo promover uma educação inclusiva, atendendo às necessidades de alunos com necessidades especiais e transformando os sistemas educacionais.
O evento foi conduzido pelo Diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira da Silva, que após agradecer a participação de todos os presentes na live, passou a palavra para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, que reforçou o compromisso da instituição com a inclusão, destacando o trabalho dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) no acolhimento dos estudantes. Ele também mencionou a parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), que tem sido crucial no desenvolvimento de iniciativas voltadas para a formação inclusiva. Além disso, elogiou o esforço das equipes envolvidas na organização do curso, que, com uma estrutura robusta, está preparada para apoiar os participantes ao longo da formação.
A Pró-Reitora de Extensão, professora Daniela Ferreira Cardoso, também participou do evento, destacando a importância da formação continuada para a construção de uma educação mais inclusiva e justa. Ela agradeceu o apoio da equipe administrativa e pedagógica, assim como do professor César Nunes, convidado para a aula inaugural.
O professor Dr. César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi o palestrante convidado e trouxe reflexões fundamentais sobre o papel da escola na promoção da inclusão social e do desenvolvimento ético dos alunos. Com vasta experiência na área e autor de 35 livros, ele ministrou a palestra intitulada "Educação Inclusiva: Como Instituí-la? O Papel da Escola na Produção da Inclusão Social e da Emancipação Ética". Durante sua fala, César Nunes abordou o papel central da escola na criação de um ambiente inclusivo e acolhedor, destacando a necessidade de uma gestão comprometida com essas práticas. "A escola é o lugar onde a inclusão se torna realidade, e isso exige uma pedagogia humanizadora e acolhedora", ressaltou.
Em sua audiodescrição inicial, Nunes fez uma introdução histórica sobre as universidades e a importância da educação inclusiva. Ele também expressou sua admiração pela rede de institutos federais, apontando-os como um meio de transformar a educação brasileira, superando a visão meritocrática para adotar uma abordagem emancipatória e humanista. A palestra, que contou com tradução simultânea em Libras, destacou o papel transformador da educação inclusiva e integral, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os participantes.
O coordenador do curso, professor Fábio Brazier, celebrou o início da formação, ressaltando o caráter inovador da proposta pedagógica e o desejo de promover trocas de experiências entre os participantes. "Estamos prontos para apoiar essa formação e enriquecer a prática de todos os envolvidos", destacou. O curso, que se estenderá até dezembro, foi cuidadosamente planejado desde abril, contando com a participação de uma equipe de quase 100 profissionais dedicados a oferecer uma formação de excelência.
Com o curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva", o IFSULDEMINAS reafirma seu compromisso em promover uma educação inclusiva de qualidade, capacitando gestores a construir uma escola que acolha e valorize as diferenças, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.
Texto: Giselle Viana
Data: 06/07/2024
Redes Sociais