Página inicial > PROEX > Capacitação de mulheres

Capacitação de mulheres

Mulheres Mil deve formar mais de 700 mulheres em cidades do sul de Minas até fevereiro de 2025

post tres corações 1O Programa foi retomado no IFSULDEMINAS em 2023, com a oferta de 75 vagas, distribuídas em três cursos, promovidos pelo Campus Três Corações. Além do município sede, São Bento Abade e Carmo de Minas também foram beneficiados.

No primeiro semestre de 2024, foram ofertadas mais 240 vagas, nos campi de Inconfidentes, Machado, Três Corações e Muzambinho. Foram realizados dez cursos: Produtora de Licores, Costureira de Máquina Reta e Overloque, Operadora de computador, Salgadeira, Cuidadora de Idosos, Depiladora e Maquiadora, que atenderam mulheres nas cidades de São Tomé das Letras, Campanha, Muzambinho, Inconfidentes, Bueno Brandão, Ouro Fino, Machado e Douradinho (Zona rural de Machado).

“Tem sido um programa apaixonante, não só pela metodologia que já tem sido desenvolvida e melhorada, há quase 20 anos, por pessoas do Brasil inteiro, envolvidas com educação e inclusão de mulheres, como pelo retorno que tanto a equipe envolvida como as alunas devolvem, como o acolhimento, criatividade, vontade de mudança, força, revelação de potencialidades, coletividade, alegria entre outras coisas. O que faz todo trabalho valer a pena”, disse a coordenadora geral do programa no IFSULDEMINAS, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira.

Até o final de 2024 serão ofertadas mais 410 vagas, contemplando mulheres nas cidades de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Muzambinho, nos cursos de Operador de Computador (Informática), Costureira de Máquina Reta e Overloque, Cuidador de Idosos, Assistente Administrativa, Artesã de Biojóias, Promotora de vendas (ênfase em Marketing Digital), Operadora de Caixa, Cuidadora Infantil e Recepcionista.

Ciclo 3

Em outubro, serão abertas vagas em mais seis cursos, nos campi de Inconfidentes e Três Corações, com formaturas previstas para o início de 2025. Serão ofertadas vagas para Manicure e pedicure, Maquaidora, Cuidadora de idosos, Confeiteira e Produção de produtos derivados do leite, beneficiando mulheres de Inconfidentes e região, Carmo da Cachoeira, Cambuquira e Elói Mendes.

Sobre o Mulheres Mil

O Programa foi implantado em 2007, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em cooperação com o Canadá. Inicialmente atendeu aspost tres corações 9 regiões Norte e Nordeste do país.

Os cursos trazem conteúdos específicos de cada profissão e contempla também temas transversais para a formação cidadã, tais como: elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da mulher, comportamento sustentável, cooperativismo, inclusão digital, empreendedorismo e responsabilidade ambiental, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

O Programa abrange os grupos de mulheres pertencentes a um mesmo território, com histórias de vida e identidades comuns, criando pontes necessárias para lapidar seu potencial produtivo na perspectiva de melhorar as condições de suas vidas, famílias e comunidades.

Acompanhe a rede social do Mulheres Mil no instagram e facebook: @mulheresmil.ifsuldeminas

Texto: Luciene de Castro / jornalista Mulheres Mil