Capacitação de mulheres
Mulheres Mil deve formar mais de 700 mulheres em cidades do sul de Minas até fevereiro de 2025
O Programa foi retomado no IFSULDEMINAS em 2023, com a oferta de 75 vagas, distribuídas em três cursos, promovidos pelo Campus Três Corações. Além do município sede, São Bento Abade e Carmo de Minas também foram beneficiados.
No primeiro semestre de 2024, foram ofertadas mais 240 vagas, nos campi de Inconfidentes, Machado, Três Corações e Muzambinho. Foram realizados dez cursos: Produtora de Licores, Costureira de Máquina Reta e Overloque, Operadora de computador, Salgadeira, Cuidadora de Idosos, Depiladora e Maquiadora, que atenderam mulheres nas cidades de São Tomé das Letras, Campanha, Muzambinho, Inconfidentes, Bueno Brandão, Ouro Fino, Machado e Douradinho (Zona rural de Machado).
“Tem sido um programa apaixonante, não só pela metodologia que já tem sido desenvolvida e melhorada, há quase 20 anos, por pessoas do Brasil inteiro, envolvidas com educação e inclusão de mulheres, como pelo retorno que tanto a equipe envolvida como as alunas devolvem, como o acolhimento, criatividade, vontade de mudança, força, revelação de potencialidades, coletividade, alegria entre outras coisas. O que faz todo trabalho valer a pena”, disse a coordenadora geral do programa no IFSULDEMINAS, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira.
Até o final de 2024 serão ofertadas mais 410 vagas, contemplando mulheres nas cidades de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Muzambinho, nos cursos de Operador de Computador (Informática), Costureira de Máquina Reta e Overloque, Cuidador de Idosos, Assistente Administrativa, Artesã de Biojóias, Promotora de vendas (ênfase em Marketing Digital), Operadora de Caixa, Cuidadora Infantil e Recepcionista.
Ciclo 3
Em outubro, serão abertas vagas em mais seis cursos, nos campi de Inconfidentes e Três Corações, com formaturas previstas para o início de 2025. Serão ofertadas vagas para Manicure e pedicure, Maquaidora, Cuidadora de idosos, Confeiteira e Produção de produtos derivados do leite, beneficiando mulheres de Inconfidentes e região, Carmo da Cachoeira, Cambuquira e Elói Mendes.
Sobre o Mulheres Mil
O Programa foi implantado em 2007, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em cooperação com o Canadá. Inicialmente atendeu as regiões Norte e Nordeste do país.
Os cursos trazem conteúdos específicos de cada profissão e contempla também temas transversais para a formação cidadã, tais como: elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da mulher, comportamento sustentável, cooperativismo, inclusão digital, empreendedorismo e responsabilidade ambiental, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.
O Programa abrange os grupos de mulheres pertencentes a um mesmo território, com histórias de vida e identidades comuns, criando pontes necessárias para lapidar seu potencial produtivo na perspectiva de melhorar as condições de suas vidas, famílias e comunidades.
Acompanhe a rede social do Mulheres Mil no instagram e facebook: @mulheresmil.ifsuldeminas
Texto: Luciene de Castro / jornalista Mulheres Mil
Redes Sociais