Aprendizado para a vida
Lar Nossa Senhora das Graças recebe alunas do curso ‘Cuidadora de idosos’ de Machado
A visita foi planejada no início do curso com o objetivo de proporcionar às alunas a vivência dentro do universo que elas atuarão e pudessem refletir sobre a profissão. “Elas conseguem visualizar tudo aquilo que viram na sala de aula, em momentos práticos. E cria uma rede de contatos para viabilizar possíveis oportunidades para as alunas quando elas concluírem o curso”, disse a coordenadora do Programa Mulheres Mil, no IFSULDEMINAS – Campus Machado, Kárita Santos Mota.
Para a professora Márcia Bem, que acompanhou as 22 alunas ao lar, a visita agregou muito conhecimento a essas futuras profissionais. “A visita agrega a elas a realidade de trabalho, a humanização que a cuidadora requer, o desenvolvimento do olhar afetivo, a proximidade das pessoas… o conhecimento teórico se torna prático”.
O Lar Nossa Senhora das Graças, atende a 55 internos, na cidade de Poço Fundo. Durante a visita, elas conheceram o local e a estrutura de profissionais de apoio aos idosos. Marcia Aparecida de Paiva Goulart, aluna do curso, disse que ficou emocionada e saiu de lá com a certeza de estar no caminho certo. “Fiz o curso para ter mais conhecimento porque meus pais são idosos, mas hoje, tomei um amor tão grande por essa área que tenho certeza que vou me doar quando estiver atuando na área. Foi um grande aprendizado para minha vida. Ser cuidador de idosos é se entregar, respeitar e amar essas pessoas com todo o carinho”.
Para a aluna Tatiana Neves Gonçalves, a recepção que tiveram com tantos sorrisos mostrou que o aprendizado será para toda a vida. “Esta visita me mostrou que todos nós envelheceremos, isto também me fez um bem e me mostrou que esta é a profissão que quero para mim. Amei poder conhecer as histórias de cada um e, por isto, vou ser uma cuidadora de idosos”.
Karita ainda ressaltou a importância desse momento para o futuro das alunas. “Visitar o lar de idosos traz também aprendizados e reflexões para a vida porque todos nós vamos envelhecer e, muitas vezes não paramos para pensar como queremos que seja a nossa velhice, que tipos de cuidados vamos precisar, que tipo de pessoas vamos querer ao nosso lado. Estar com essas pessoas nos faz refletir sobre algo que é o nosso futuro também e para elas traz um compromisso ainda maior de se formarem como profissionais capacitados”.
Redes Sociais