Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Visita Técnica
Início do conteúdo da página

Visita Técnica

Alunas do curso ‘Produtoras de Licores’ visitam cachaçaria em Baependi


visita fazenda cachaça 6Durante a visita à Fazenda Encomenda Real, as alunas conheceram todo o processo de fabricação, envasamento e organização para distribuição dos produtos. “Foi possível conferir a fabricação desde a moagem da cana até o processo de envase e rotulagem para distribuição”, disse a monitora do curso, Priscila Ferrari. Também foram apresentados os parâmetros físicos e químicos que devem ser observados na produção da cachaça e dos licores, possíveis falhas nos processos e formas de corrigir, entre outros detalhes importantes para a qualidade das bebidas.

A visita técnica teve o objetivo de complementar as aulas do curso mostrando uma empresa consolidada no ramo, uma experiência de empreendedorismo que começou a partir da vontade e curiosidade sobre a bebida e se transformou em um negócio de sucesso.

Ana Rúbia Ribeiro, uma das alunas do curso falou da importância da visita. “Adquiri muito conhecimento”. Ela conta que decidiu fazer o curso vislumbrando o próprio negócio. Por esta razão, conhecer uma empresa consolidada, ver todo o processo de produção e o cuidado empregado para levar ao mercado um produto de qualidade, faz muita diferença para a concretização do seu sonho. “Acredito que se fizer um licor com diferencial, embalagem, rótulo, que fosse gostoso não apenas ao paladar, mas aos olhos, faria sucesso na minha cidade”. Ana mora em São Thomé das Letras, município turístico no sul de Minas.

Uma “bruxa dos aromas e sabores”, como ela mesma costuma dizer, Alessandra Alves, começou a fazer o curso por curiosidade. Saber preparar uma bebida onde ela mesma pode misturar os ingredientes foi o que lhe chamou a atenção. “Aprender o processo passo a passo está sendo perfeito. Já tenho clientes mesmo antes de terminar o curso”, disse nossa aluna indígena, moradora de São Thomé Das Letras. A produção própria e as vendas devem começar assim que ela receber o certificado do curso.

Sobre a visita à Fazenda Encomenda Real, Alessandra disse que foi uma experiência incrível. “Escutar a história de como tudo começou, dois amigosvisita licoreiras 7 farmacêuticos que resolveram mudar de vida, começaram do zero e, hoje, a Cachaça Encomenda Real produz centenas de litros de pingas e licores. Ter ido até lá me mostrou que quando temos foco e determinação nada pode impedir de dar certo”.

Quem também falou sobre a visita foi a aluna Chisley Aparecida da Silva. “A visita foi muito proveitosa, pois tivemos contato com todo o processo desde a plantação até o produto final. Isso nos abre o horizonte, pois temos a ideia de todo o passo a passo necessário para a fabricação das bebidas”. Moradora de São Thomé, ela também decidiu fazer o curso “para adquirir mais conhecimento e ampliar as possibilidades profissionais”.

Para a professora do curso Márcia Moreira, a visita amplia a visão e aprimora o conhecimento das alunas. “Pode despertar nelas mais desejo de colocar em prática todo aprendizado e também, ter mais otimismo para adquirir um empreendimento de grande destaque”.

O curso ‘Produtoras de Licores’ acontece em São Thomé das Letras, sob a coordenação do IFSULDEMINAS – Campus Três Corações. São 17 alunas que serão certificadas no mês de agosto.

 

 

Fim do conteúdo da página