Página inicial > PROEX > Expedição 2023 - Projetos

Expedição 2023 - Projetos

Conheça os projetos do Expedição IFSULDEMINAS 2023

Na semana de 17 a 21/07/2023, 25 estudantes dos Campi Machado, Poços de Caldas e Carmo de Minas, além de oito servidores e cinco colaboradores do Instituto Federal do Sul de Minas, integraram equipes que trocaram uma semana das férias escolares pela oportunidade de levarem atividades nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, entre outras, às comunidades envolvidas no Programa EXPEDIÇÃO IFSULDEMINAS, por meio da socialização do conhecimento e oferta de capacitações a população de diferentes faixas etárias.

Assim, os estudantes desenvolveram ações voluntárias nos municípios de Ilicínea, Itamonte, Luminárias e Poço Fundo. Confira:

IF em ação: Campus Avançado Carmo de Minas promovendo o desenvolvimento regional em Itamonte

A cidade de Itamonte recebeu a equipe composta por 7 alunos e 2 servidores do campus Avançado Carmo de Minas, que desenvolveram 6 ações na cidade mineira. Dentre estas, cursos voltados para o empreendedorismo foram o destaque, como "Marketing e uso da Rotulagem de Produtos", "Empreendedorismo e Soluções Autossustentáveis", "Boas práticas na produção alimentícia e Importância do processo de comunicação, atendimento ao público" e "Como conquistar e reter clientes”. Também houve espaço para o desenvolvimento da "Dinâmica de grupo para bom convívio e respeito mútuo" e uma palestra sobre "Economia Doméstica". Participaram dos projetos servidores municipais, produtores rurais, pequenos empreendedores e a população em geral.

Um dos integrantes da equipe, Josefher Odilon dos Santos, estudante do curso Técnico Subsequente em Recursos Humanos contou que participou de duas ações: a de rotulagem de produtos e de uma capacitação diretamente com as colaboradoras da prefeitura em boas práticas na produção e reaproveitamento integral de alimentos. “Ensinamos receitas com cascas de banana e chuchu, que são alimentos acessíveis e geralmente suas cascas são descartadas por falta de conhecimento. Participar do Expedição é bacana porque a gente acaba influenciando a comunidade de maneira positiva, capacitando pessoas que talvez não teriam outra oportunidade de acesso a esse conhecimento. E também é uma forma de retornarmos à sociedade aquilo que o IFSULDEMINAS nos proporciona, experiências e oportunidades que abrem caminhos e novos horizontes”.

Tecendo o Saber em Luminárias

A equipe do campus Machado pode oferecer paletras, oficinas, gincanas e até sessão de cinema na cidade de Luminárias, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Ao todo, foram desenvolvidas 13 ações durante a semana, com temas amplos e atuais, que pode atender a diferentes públicos e interesses, como a palestra "Inserção no mercado de trabalho", a gincana "Recordando brincadeiras antigas", a "Oficina da Memória – Terceira Idade", a capacitação sobre "Inclusão e Diversidade", a "Implantação, gestão e manejo de hortas comunitárias" e o "Plantio de árvores nativas da região", além de "Ação Saúde – orientação e serviços básicos de saúde" e a exibição do "Cinema na Praça – Filme: O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida"

Semeando o saber para que se possa desenvolver em Poço Fundo

Poço Fundo também foi uma das cidades sulmineiras que recebeu a visita do Expedição IFSULDEMINAS. Uma segunda equipe do campus Machado, composta por 7 estudantes e 3 servidores, estiveram presente no municipio e promoveram 9 ações em parceria com a cidade, como: "Minicurso sobre Finanças Pessoais"; palestra para os servidores públicos e privados da rede de ensino, hospitalar, municipal sobre "Ética profissional"; "Tenda da Saúde", com vacinação e aferição de pressão arterial; "palestra sobre Saúde" na Câmara Municipal; "Concurso de Fotografia - Oficina da Memória"; minicursos sobre "Marketing digital" e "Reaproveitamento de alimentos", além de uma "Caminhada ecológica" e o "Projeto da Horta". As atividades atenderam mais de 450 pessoas

Sustentabilidade, Diversidade, Inclusão e Cidadania: extensão universitária no município de Ilicínea

Do Campus Poços de Caldas, a equipe formada por 5 estudantes, 3 colaboradores e 1 servidor, levou diversas atividades para cerca de 140 moradores da cidade de Ilicínea, como palestras sobre Agricultura e Meio ambiente, para produtores e público da área; minicursos em "Alimentação Saudável", "Educação Inclusiva" e "Psicomotricidade", para professores e equipe de APAES, CRAS e demais instiuições educacionais; palestra sobre "Ética e Relações interpessoais" a servidores públicos municipais, além de atividade de recreação, com crianças de entidades sociais do municipio.

A coordenadora da equipe, Noemi Márcia Alvarenga, está envolvida com o Expedição desde 2017. Durante os primeiros anos, recebeu o programa na cidade de Espírito Santo do Dourado, onde estava vinculada à prefeitura local. Há dois anos, resolveu ser voluntária, coordenando equipes. “É um projeto lindo, voluntário, transformador e gratificante. De tão intenso que é o Expedição, percebo que, para os estudantes, uma semana de projeto equivale a um semestre inteiro de disciplinas. É uma semana movimentando a cidade, que possibilita aliar o conhecimento levado pelo IFSULDEMINAS à sabedoria dos moradores. É uma troca incrível para ambos os lados”.

Texto: Dicom
Data: 31/07/2023