Página inicial > PROEX > Expedição 2023

Expedição 2023

Cerca de 40 integrantes do IFSULDEMINAS iniciam atividades do Programa Expedição 2023

WhatsApp Image 2023 07 17 at 15.40.02No último domingo (16/07), as equipes que participam do Programa Expedição 2023 foram recebidas no Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em um momento de acolhida e de orientações para darem início às atividades desta edição do programa. Entre os presentes na recepção dos expedicionários estavam o reitor do Instituto, Cleber Ávila Barbosa, e a diretora de Extensão, Michelle da Silva Marques.

Neste ano, 25 estudantes dos Campi Machado, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Carmo de Minas, além de oito servidores e cinco colaboradores do IFSULDEMINAS, integram as equipes que trocaram uma semana das férias escolares pela oportunidade de levarem atividades nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, entre outras, às comunidades envolvidas no Programa, por meio da socialização do conhecimento e oferta de capacitações a população de diferentes faixas etárias.

itamonteDurante o encontro, os estudantes apresentaram as ações voluntárias que serão desenvolvidas ao longo desta semana (de 17 a 21/07), nos municípios de Ilicínea, Itamonte, Luminárias e Poço Fundo. As atividades propostas às comunidades locais buscam soluções para as demandas apresentadas anteriormente pelos gestores municipais, visando à melhoria de vida das pessoas e ao desenvolvimento sustentável. "O Expedição IFSULDEMINAS é um programa de grande destaque em nossa instituição, que aproxima e fortalece o diálogo da Instituição com as comunidades locais, que não possuem campi. O programa é um momento marcante da vida escolar de nossos estudantes, proporcionando a experimentação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, contribuindo no desenvolvimento de soluções que promovam a melhoria da qualidade de vida e bem estar da população e desenvolvimento local, por meio do protagonismo estudantil, coordenados por servidores de forma voluntária, apoiam e idealizam as ações. Nossa expectativa é de que seja uma edição muito rica em aprendizado e que as ações possam ser frutíferas e se desdobrar em parcerias para além desta semana de atividades", destacou a diretora Michelle.

Após o encontro, os expedicionários partiram para seus destinos. Todos ficarão em alojamentos cedidos pelas prefeituras locais, que também apoiam o Programa fornecendo alimentação e transporte, dentro do município.

Histórico

O Programa é realizado pelo IFSULDEMINAS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e visa implementar ações voluntárias nas cidades parceiras, levando mais conhecimento à comunidade e proporcionando aos alunos a vivência de experiências inovadoras. O Expedição começou em 2016 e já contou com a participação de mais de 400 estudantes, servidores e colaboradores, que foram para mais de 20 cidades, dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Texto: Renata Silveira - Dicom IFSULDEMINAS
Data: 19/07/2023