Página inicial > PROEX > Intercâmbio no Canadá (ELAP 2023)

Intercâmbio no Canadá (ELAP 2023)

Estudantes do IFSULDEMINAS são selecionados para intercâmbio no Canadá

eduardo elapTrês estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se preparam para realizar intercâmbio no Canadá. Eduardo Alexandre Martins, Rebecca Diedrich Oliveira e Guilherme Augusto da Silva Bocalon foram selecionados pelo programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) para estudarem, de janeiro a abril de 2024, em instituições de ensino canadenses, com bolsa de 8.200,00 dólares canadenses, paga pelo governo daquele país.

O processo seletivo dos intercambistas durou cerca de quatro meses. A primeira etapa foi regulamentada por editais de mobilidade do IFSULDEMINAS (28 e 51/2023), organizados pela Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais do Instituto. A segunda etapa consistiu na submissão dos candidatos com as melhores pontuações nas seletivas internas às instituições anfitriãs. Os candidatos ainda passaram por entrevistas para verificar o nível de proficiência deles na língua inglesa (requisito obrigatório).

Para conseguir pontuação elevada nos editais, os estudantes precisaram atender a vários critérios, como comprovar a participação em eventos, congressos e comissões, além de ter fluência em inglês. O estudante de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre, Eduardo Alexandre Martins, vai estudar no College of the Rockies, na cidade de Cranbrook, e contou como se preparou para conquistar uma das vagas. “Venho me preparando para o processo seletivo desde o meu 2º ano de curso, quando descobri que o IFSULDEMINAS tinha uma parceria com o College of the Rockies. Desde então, tenho estudado o edital, participado de atividades extracurriculares relevantes e, felizmente, este ano fui classificado em primeiro lugar, na primeira etapa. Além disso, dou prioridade ao estudo da língua inglesa tanto quanto a qualquer outra disciplina do curso de Engenharia Química, o que foi fundamental nesta conquista”, explicou Eduardo.

Esta será a primeira viagem internacional de Eduardo, o que ele considera “como algo único e um momento que marca uma mudança significativa de vida”. O plano do estudante para o intercâmbio é dedicar-se aos estudos de disciplinas relacionadas ao Marketing e Vendas, que são consideradas o cerne de qualquer empreendimento. “Poderei aprender um pouco da perspectiva canadense em relação a vendas, marketing e fundamentos de negócios, e trazê-los de volta para o Brasil. Tenho um sonho genuíno de abrir meu próprio negócio e escolhi as matérias com base nesse critério, visando me auxiliar no futuro”, afirmou.

rebecca canadaRebecca Diedrich Oliveira, graduanda em Administração no Campus Machado, também vai estudar no College of the Rockies. Por três anos consecutivos, ela tentou uma vaga no programa ELAP e agora vê seu sonho de realizar o intercâmbio prestes a ser realizado. “De edital em edital, fui melhorando nas pontuações dos certificados e atingindo os critérios de seleção. Tenho grandes expectativas sobre entregar meu melhor como estudante, gostaria de me orgulhar do meu desempenho enquanto aluna intercambista lá no College of the Rockies. Seria incrível deixar boas impressões sobre a qualidade do que aprendemos no IFSULDEMINAS e o quanto o Instituto impacta nas nossas vidas.

Rebecca tem consciência de como a oportunidade de participar do ELAP poderá contribuir para alcançar suas metas profissionais. “Um intercâmbio é um grande diferencial para se ter em um currículo. Nos fornece repertório linguístico, novas referências de mundo, enriquece nossas ideias e, com certeza, agrega valor a nós como pessoas e profissionais. Eu tenho muitos objetivos de preparação profissional para essa oportunidade. Como tenho um grande interesse pelo mundo corporativo em grandes multinacionais, quero muito enriquecer meu vocabulário técnico na área de Administração para estar apta a trabalhar eficientemente nas duas línguas. Também é ótimo ter a oportunidade de fazer networking e criar conexões com professores e alunos de outro país, esse tipo de interação é muito enriquecedora e valiosa nos dias de hoje”, listou Rebecca.

guilherme ELAPJá Guilherme Augusto da Silva Bocalon vai para outra instituição no Canadá, o Sault College. O estudante de Engenharia Ambiental, do Campus Inconfidentes, tem o sonho de viver naquele país e encara a oportunidade de intercâmbio como um teste. “Desde o Ensino Médio, eu adoro o Canadá. É um país que eu admiro demais, sendo um lugar muito receptivo, com muitas oportunidades de emprego e que aceita bem os imigrantes. Quando eu vi que o IFSULDEMINAS possuía um convênio para intercâmbio no Canadá, eu soube que era nesta oportunidade que eu deveria focar. O intercâmbio vai ser um facilitador para mim, vai abrir as portas e, com certeza, vai me ajudar nesse processo de imigração e na minha carreira”, descreveu Guilherme.

O graduando também comemora a qualidade do convênio firmado entre o IFSULDEMINAS e a instituição estrangeira. “Eu nunca saí do país e é muito incrível essa oportunidade oferecida pelo IFSULDEMINAS. Sendo um intercâmbio totalmente pago pelo governo canadense - com bolsa para cobrir os custos com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia - eu não terei que gastar com quase nada lá e é uma experiência que sem o IFSULDEMINAS eu não teria oportunidade de realizar”, afirmou.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 23/06/2023