Programa de Extensão
Programa “Expedição IFSULDEMINAS” atende comunidades de nove municípios com projetos em diversas áreas
As duas últimas semanas, entre os dias 11 e 22 de julho, foram marcadas pelo início do Programa “Expedição IFSULDEMINAS”. Ao todo, sete equipes de alunos e professores do Instituto desenvolveram projetos em várias áreas do conhecimento como informática, construção civil, agroecologia, práticas sustentáveis e educação financeira, em comunidades nas cidades de Cabo Verde, Marmelópolis, Delfim Moreira, Poço Fundo, Nova Resende, Alterosa e Virgínia. Em agosto, mais três equipes desenvolverão ações em Carvalhópolis, Cabo Verde e Luminárias.
Para o aluno do curso de Tecnologia em Produção Publicitária do Campus Passos, Paulo Vitor de Sousa Faloni, o programa foi uma descoberta de como a comunicação pode ajudar a vida das pessoas. “Desenvolver o projeto "Agita Marmelópolis" foi muito legal, como faço o curso de Produção Publicitária, pude ver o quanto o meu curso pode atingir pessoas e contribuir com a comunidade. Foi uma experiência muito diferente, conheci a história da cidade, outras culturas e aprendi bastante sobre como usar o que sei para o bem das pessoas.”
Ao estimular o espírito de cooperação, o IFSULDEMINAS incentiva competências que vão além da sala de aula e prepara os estudantes para desafios futuros. Participar de experiências como o programa "Expedição IFSULDEMINAS" marcam a vida acadêmica, constituindo-se como um grande diferencial. Realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o programa tem como objetivo implementar ações voluntárias em municípios do sul de Minas Gerais. Inspirado no Projeto Rondon, conta com a colaboração de alunos e servidores que levam diversas atividades às comunidades atendidas.
O pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, explica que o programa foi sugerido pelo reitor, professor Marcelo Bregagnoli, e que contou com a experiência e contribuição dos servidores e alunos para sua realização. “Uma ação pioneira entre os Institutos Federais e que demonstrou plena sintonia com os princípios de sua concepção e criação, visando contribuir com o desenvolvimento regional. As equipes mudaram a rotina das cidades onde estiveram. A valorização local e a interação com a população foi evidente e os relatos de todos envolvidos foram de aprendizado mútuo. Além disso, vários Institutos têm solicitado a metodologia para implementarem, demonstrando o quão oportuna foi a iniciativa”.
Projetos
Cada equipe é formada por um coordenador, um vice-coordenador e oito estudantes da instituição. Minicursos, capacitações, instruções sobre temas diversos foram algumas das atividades trabalhadas com objetivo de colaborar com a melhoria de vida e promoção do bem-estar e desenvolvimento das comunidades.
Em Alterosa, as ações foram coordenadas pelo professor do Campus Machado, Leonardo Rubim. Com o nome Operação Sul de Minas, foram realizados minicursos "Inclusão digital no campo", "O homem do campo conectado", "A internet nos dias atuais", entre outros. Na área de meio ambiente, foram realizadas palestras e oficinas sobre intoxicação por agrotóxicos; utilização correta de equipamento de segurança no trabalho; educação ambiental. E, também alertaram sobre mercado, produção, entre outros.
Delfim Moreira recebeu o trabalho: Moeda social e fossa ecológica. A equipe, coordenada por Roberto Marin Viestel, do Campus Inconfidentes, falou sobre o que é economia solidária, moeda social e finanças solidárias. A equipe também promoveu atividades práticas sobre trocas solidárias e orientações sobre a construção de uma fossa ecológica.
Agita Marmelópolis é o nome do projeto coordenado pela Heliza Faria Pereira, do Campus Passos. Palestras, reuniões com a comunidade, minicursos, visitas técnicas, treinamentos, dinâmicas motivacionais, jogos, vídeos, passeios, brincadeiras foram algumas das atividades realizadas. De acordo com a equipe a proposta foi desenvolver um trabalho com seriedade, mas regado com alegria e vontade de compartilhar e oferecer à comunidade um espaço formal e informal destinado à aquisição do conhecimento.
Crianças e adultos de Nova Resende foram beneficiados com o projeto: A cultura do café como fonte de renda na Agricultura familiar: técnicas e procedimentos administrativos na educação financeira e sustentável, realizado sob a coordenação de Poliana Ester da Silva, do Campus Machado. O grupo levou, por meio de mesas redondas, seminários, encontros e palestras conhecimento sobre agricultura familiar, cafeicultura, informática, administração, gerenciamento de negócios e cooperativismo.
Já em Poço Fundo, a equipe coordenada pela responsável do Campus Inconfidentes, Sindynara Ferreira, realizou um trabalho sobre Vivências e práticas sustentáveis. Realizaram minicursos sobre medidas de conservação para solo e água; Qualidade da água: tratamento e medidas alternativas. Uma palestra sobre: “lixo”, saúde e cidadania, oficinas sobre a arte de reciclar, sobre sabão caseiro, entre outras ações.
Flávio Alves de Paiva, estudante de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes, participu do projeto na sua cidade natal, Poço Fundo. “Fomos em escolas, em bairros que ainda não conhecia. Vimos que as crianças estão interessadas e querem fazer alguma coisa para um futuro melhor. Temos que incentivá-las e fazer esse projeto em escolas da periferia e comunidades rurais”. Flávio conta que sempre quis trabalhar com crianças e depois da experiência no programa, pretende dedicar suas férias e feriados para continuar ajudando em sua cidade.
O IF em ação: Campus Carmo de Minas promovendo o desenvolvimento regional, coordenado por André Ribeiro Viana, foi desenvolvido em Virgínia. Economia doméstica, planejamento e estratégias para os pequenos produtores rurais; aproveitamento integral dos alimentos; alimentos alergênicos e informações de rotulagem foram alguns dos temas das oficinas ministradas. Além disso, aconteceram minicursos sobre empreendedorismo e cooperativismo, atendimento ao público e informática básica para idosos.
Equipes sairão em agosto para realização do Programa
A cidade de Cabo Verde já recebeu uma parte da equipe do projeto "A agroecologia e a informática como ferramentas educativas", coordenado pela professora Leda Gonçalves Fernandes, do Campus Machado. Os trabalhos terão continuidade em agosto com outros integrantes do grupo. As atividades contam com curso de capacitação em informática básica; de qualificação profissional em agroecologia e produção orgânica; agroecologia, manejo e conservação das águas e dos solos; entre outros.
Vinícius Ferraz Nascimento, estudante de Engenharia Agronômica do Campus Machado, é um dos integrantes da equipe que esteve em cabo Verde. Ele conta que foram bem recebidos pela comunidade. “Achei interessante a ideia de ajudar as cidades. Fizemos trabalhos de inclusão digital para dar acessibilidade a população e ser útil na vida deles. Hoje, se não estivermos conectados, estamos fora do mundo.” O aluno comentou ainda que vai levar todo conhecimento adquirido para a vida acadêmica.
Outro trabalho a ser desenvolvido no município é o: Construção Civil: qualidade, segurança e sustentabilidade. O grupo coordenado por Mariana Felicetti Rezende, do Campus Pouso Alegre realizará diversos cursos como de segurança do trabalhador, qualidade de vida no trabalho, saúde e prevenção na construção e sustentabilidade nas práticas das construções.
Carvalhópolis será atendida pelo grupo de Inconfidentes, com trabalhos sobre Informática e sociedade, liderados por Igor Oliveira Lara. A comunidade receberá um curso de inclusão digital, voltado a pessoas da terceira idade e palestras sobre redes sociais, lixo eletrônico, entre outras.
E, por fim, a cidade de Luminárias receberá o projeto: Conscientização ambiental e implantação de horta medicinal como alternativa sustentável para melhoria do bem-estar social e da saúde no município, coordenado pelo professor Walnir Gomes Ferreira Júnior, do Campus Machado. Serão realizadas diversas oficinas sobre meio ambiente, recursos naturais e hídricos, implementação da horta medicinal urbana, saneamento básico e fossas sépticas.
Sobre o programa
O programa permite levar o conhecimento construído no IFSULDEMINAS a comunidades de forma a promover uma experiência única e enriquecedora aos estudantes, que poderão ver de perto como os conteúdos aprendidos na sala de aula podem ser colocados a serviço da comunidade. Busca, ainda, consolidar no estudante o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses comunitários, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 28/07/2016
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