Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Expedição IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Expedição IFSULDEMINAS

Cerimônia de abertura marca o início do programa "Expedição IFSULDEMINAS"

Ao todo, dez projetos de extensão serão executados em nove municípios sul mineiros

foto42Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania dos estudantes e servidores, além de promover a integração social com as comunidades locais, o Instituto Federal do Sul de Minas deu início ao programa “Expedição IFSULDEMINAS”. Uma cerimônia de abertura realizada neste domingo, 10 de julho, no Centro de Excelência do Café, em Machado, marcou a saída das equipes para a execução do programa nos municípios mineiros.

A abertura oficial do "Expedição IFSULDEMINAS" reuniu autoridades locais, equipes participantes e servidores. Para compor a mesa de honra foram convidados o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa; a coordenadora de Extensão do Campus Machado, professora Lidiany dos Santos, que representou o diretor-geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; o prefeito de Carvalhópolis, Gilson Ferreira; o chefe de Núcleo de Apoio às entidades, José Carlos Marciano, representando a Prefeitura de Cabo Verde.

Realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o “Expedição IFSULDEMINAS” visa implementar ações voluntárias em municípios do sul de Minas Gerais. Inspirado no Projeto Rondon, o programa conta com a colaboração de alunos e servidores que levarão diversas atividades às comunidades atendidas. São minicursos, capacitações, instruções sobre temas diversos que podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida, promover o bem-estar e desenvolvimento dessas comunidades.

Durante a cerimônia, o representantes das prefeituras de Carvalhópolis e de Cabo Verde receberam um homenagem pelo apoio ao projeto. A coordenadora de extensão do Campus Machado, professora Lidiany dos Santos, que representou o diretor-geral Carlos Henrique Rodrigues Reinato, deu as boas-vindas a todos os presentes. Em seu discurso, o pró-reitor de Extensão, professor Cleber Àvila Barbosa, agradeceu a toda a equipe pelo empenho durante o programa. Ele falou sobre a importância de promover iniciativas como essa e elogiou o trabalho de todos os apoiadores. “O apoio de toda a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Gabinete, Pró-Reitoria de Ensino coordenadores de projetos, estudantes e prefeituras permitiram essa parceria profícua”. 

foto10

O reitor da instituição, Marcelo Bregagnoli, discursou sobre o projeto na vida dos alunos. “Vocês estão vivendo uma oportunidade única, de colocar o que aprenderam na prática. Não tenho dúvida de que a expressão dos rostos de vocês, ao final desse projeto será outra, vão entrar em contato com outras comunidades”. Dirigindo-se aos estudantes fez questão de ressaltar que “o mal continua sendo o mal, mesmo que todo o mundo o faça e o bem continua sendo o bem, mesmo que ninguém o faça, saibam que a partir dessa semana, vocês farão o bem a muitas pessoas”.

Ao todo, são dez equipes que atenderão nove municípios. Cada uma delas é formada por um coordenador, um vice-coordenador e oito estudantes de graduação. Os projetos das equipes abrangem diferentes áreas como a informática, construção civil, agroecologia, práticas sustentáveis, educação financeira, incentivo ao turismo, entre outros. Durante a cerimônia, os representantes das equipes falaram sobre cada projeto, explicando sobre os objetivos da proposta e cidades que visitarão.

Após a cerimônia, as equipes almoçaram no refeitório do Campus Machado e seis delas partiram para os municípios onde executarão o projeto. Essa primeira etapa ocorrerá durante toda essa semana. No mês de agosto, as outras quatro equipes restantes partem para a execução de seus projetos. Clique e confira a relação das equipes e projetos de cada uma.

 

Sobre o programa

FundoO programa permite levar o conhecimento construído no IFSULDEMINAS a essas comunidades de forma a promover uma experiência única e enriquecedora aos estudantes, que poderão ver de perto como os conteúdos aprendidos na sala de aula podem ser colocados a serviço da comunidade.

Busca, ainda, consolidar no estudante o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses comunitários, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Experiências

O estudante Vinícius Ferraz Nascimento, do curso de Agronomia do Campus Machado, irá para a cidade de Cabo Verde. Nessa semana, a equipe promove uma capacitação na área de informática. Já em agosto, o trabalho será voltado à Agroecologia. “Tenho ótimas expectativas, tanto nos trabalhos de inclusão social, quanto em ensinar a comunidade a montar hortas, com isso podemos ampliar os ganhos da população, melhorando o PIB. O estudante comentou que já se dedicou a outros trabalhos sociais em um grupo chamado “Desbravadores” e que gosta de atuar em atividades de extensão. Ele está escrevendo um projeto para o Rondon.

O município de Poço Fundo será atendido por uma equipe do Campus Inconfidentes. A estudante Islâine de Castro Domingues está empolgada com o programa. O objetivo da equipe dela é promover palestras aliada a questões práticas, ensinando sobre segurança dos alimentos e também ajudando a montar hortas. “Espero contribuir o máximo que puder, devolver à sociedade um pouco do conhecimento que adquiri no IFSULDEMINAS. Eu tinha muito interesse em participar do Rondon, por isso quando soube do projeto já me inscrevi”, disse.

Vanessa Cristina Domingues, estudante de Ciência da Computação do Campus Passos, seguirá para a cidade de Marmelópolis, a proposta é conscientizar a população sobre o potencial turístico do município. Para isso, eles estão organizando o “Agita Marmelópolis”. “Já ajudei familiares em projetos sociais e gosto deste tipo de trabalho, além de atuar no projeto, pretendo me inscrever para o Rondon também”.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 11/07/2016

Fim do conteúdo da página