Página inicial > PROEX > Seleção de alunos para diversos cursos. On-line

Seleção de alunos para diversos cursos. On-line

Oferta para 09 cursos de capacitação profissional são oferecidos gratuitamente na versãoon-line

Divulgado resultado do Sorteio Eletrônico apenas para os cursos Frentista; Operador de Supermercados; Atendente de Lanchonete; Auxiliar de Cozinha; e Tratador de Piscinas. No total são 8 mil vagas

Nota
O acesso ao curso será liberado a partir do dia 08/08 pelo site novoscaminhos.ifsuldeminas.edu.br

Edital 215/2022Resultado do sorteio para os cursos de Frentista; Operador de Supermercados;

Atendente de Lanchonete; Auxiliar de Cozinha; e Tratador de Piscinas - 11/08/2022

- Resultado do sorteio para os cursos de Agende Comunitário de Saúde; Agente

de Combate à Endemias; Auxiliar Pedagógico; e Escriturário de Banco - 03/08/2022

CURSOS BANNER2O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), abre mais uma seleção para candidatos interessados em ingressar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EaD). Os cursos serão ofertados no segundo semestre de 2022, com aulas previstas para início no dia 16 de agosto de 2022 e serão integralmente on-line.

Ao todo são disponibilizadas 8.000 vagas em nove cursos em diversas áreas. Confira na tabela abaixo a relação de cursos, vagas, requisitos e período da oferta.

Nome do Curso Carga Horária Vagas totais Idade Escolaridade *   Período do Curso
Agente comunitário de saúde 400 1000 18 anos no ato da
inscrição
Possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental
Completo (9º ano)

16/08 a 30/11/2022

Agente de combate às endemias 240 1000 18 anos no ato da
Possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental
Completo (9º ano)
Atendente de lanchonete 160 1000 16 anos no ato da

Auxiliar de cozinha 220 800 16 anos no ato da
inscrição;
Possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo (9º ano)
Auxiliar pedagógico
18 anos no ato da
Ensino médio completo
Escriturário de banco
18 anos no ato da
Ensino médio completo
Frentista
16 anos no ato da
Operador de supermercados 160 1000 16 anos no ato da
inscrição;
Possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo (9º ano)
Tratador de piscinas
16 anos no ato da
Total de vagas
* Outras informações sobre os requistos no item 05 deste edital.
  Confira o perfil profissional dos cursos, clicando neste link

Inscrições

A inscrição poderá ser efetuada de forma on-linepor meio deste link, ou presencialmente em um dos Polos de Apoio Presencial ou Parceiros, de acordo com a disponibilidade de atendimento constante no anexo II, no período de 20/07 a 31/07 10/08/2022.

- Ficha de inscrição

Não é permitido realizar dois cursos do Programa, mesmo em
instituições diferentes, ao mesmo tempo, seja EaD ou Presencial. A restrição se estende à
matriculados em outros programas como observados no item 01 do edital.

Seleção e Resultado

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico", que acontecerá no dia 01/08/2022; já a lista, dos candidatos contemplados, será divulgada no dia dia 03/08 12 agosto de 2022, após as 14 horas, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva. O sorteio seguirá a seguinte ordem de prioridade:

a50% das vagas - candidatos residentes no estado de São Paulo, em virtude do mapa de demanda identificada (MDI).

b50% das vagas - candidatos residentes nas demais regiões.

Caso não haja inscritos suficientes para uma prioridade, as vagas serão destinadas ao público geral inscrito. Infomações sobre a matrícula o candidato poderá conferir no item 09 deste edital.

Os cursos

Os interessados poderão acessar informações sobre o perfil dos cursos neste documento on-line ou no Guia Pronatec de cursos FIC.

Todos os cursos serão ofertados pela plataforma digital MOODLE e emitirão certificado de conclusão para os estudantes que atingirem média mínima de 60 por cento de aproveitamento, preencherem a avaliação institucional do curso e enviarem a documentação solicitada, conforme instruções a serem fornecidas posteriormente.

A abertura das turmas estará condicionada ao preenchimento de 75 por cento por cento das vagas ofertadas em cada turma e acontecerá durante os meses de agosto a novembro de 2022.

Matriculas

O IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante, após receber e-mail da Instituição, deverá enviar a seguinte documentação, por meio digital, em período a ser determinado após a matrícula:

a. Documento de Identidade (RG ou CNH);
b. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c. Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental Completo (9º ano) ou grau acima (declaração, certificado ou histórico);
d. Termo de compromisso a ser disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Vale lembrar que o acesso ao curso será liberado a partir do dia 08/08 pelo site novoscaminhos.ifsuldeminas.edu.br .

Evento Data
Publicação do edital 20/07/2022
Período de inscrição (presencial e on-line) 20/07/ a 31/07 * 10/08/2022
Sorteio Eletrônico 01/08/2022