Página inicial > PROEX > Revista de Extensão

Revista de Extensão

IFSULDEMINAS lança segunda edição da Revista de Extensão

Publicação conta com projetos, eventos, capacitações promovidas pela instituição

fotomateriarevistaNa noite de quarta-feira, 22 de junho, durante a abertura do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, em Poços de Caldas, o Instituto Federal do Sul de Minas lançou a segunda edição da Revista de Extensão – IFSULDEMINAS. Mais de 100 representantes das seis instituições mineiras, além dos servidores do Instituto, prestigiaram a publicação, que aborda projetos, capacitações e eventos realizados durante os anos de 2014 e 2015.

Idealizada pela Pró-reitoria de Extensão, juntamente com a Assessoria de Comunicação da Reitoria e campi, a revista tem por objetivo dar visibilidade às ações de envolvimento com a comunidade. Muitas das atividades foram promovidas com apoio de instituições de fomento, como o CNPq, e a partir de parceriais.

Para o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, com a revista é possível vencer as barreiras de visibilidade das ações realizadas na instituição. "A Revista foi criada com o intuito de reconhecer e socializar os trabalhos extensionistas desenvolvidos. Ela se constitui como uma relevante ferramenta de incentivo às novas iniciativas, pois retrata grande parte do esforço, volume e abrangência das ações desenvolvidas no Instituto e seus parceiros ao longo do ano. Era muito comum dentro dos campi o desconhecimento de ações realizadas por colegas de trabalho, assim como nos outros campi e comunidade externa, essa barreira termina com a revista."

Sobre a revista

Trata-se de uma publicação jornalística voltada tanto para o meio acadêmico quanto para a comunidade externa. São 108 páginas de matérias e reportagens produzidas pelas Assessorias de Comunicação da Reitoria e dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e campi Avançado Carmo de Minas e Três Corações, com a colaboração das Coordenadorias de Extensão.

A divisão interna da publicação está segmentada de acordo com as dimensões da Extensão, definidas no Fórum de Pró-reitores de Extensão da Rede Federal (FORPROEXT), evidenciando as seguintes áreas: programas, projetos, eventos, cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), capacitações, esporte e cultura, estágios, egressos e assessoria internacional.

foto1

A Revista é apresentada à comunidade com a proposta de retratar, situar e prestar contas sobre a efetividade dos trabalhos de extensão realizados no Instituto Federal. É um espaço que evidencia possibilidades para avanços e envolvimentos de mais parceiros nas ações de extensão.

A extensão em números

No IFSULDEMINAS, a Extensão atua de acordo com o Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação, que define as atividades como práticas acadêmicas que devem aproximar as instituições de ensino da comunidade. Visando alcançar esses objetivos, entre os númerosos trabalhos desenvolvidos em 2015, o destaque vai os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), que atendeu 2.091 pessoas.

Além disso, foram firmados 275 convênios, 6.625 contratos de estágios e encaminhados para o mercado de trabalho 438 egressos. Um total de 20 estudantes participaram de programas de intercâmbio e mais 59 acordos internacionais foram fechados. Já os cursos de idioma disponibilizaram 1.320 vagas e foram aplicados 139 exames de proficiência em inglês. O PIBID proporcionou 130 bolsas beneficiando 1.800 alunos de escolas públicas. E, os 224 eventos realizados contaram com a participação de 25 mil pessoas.

Confira a versão on-line da Revista de Extensão

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS