Página inicial > PROEX > Publicação de livros

Publicação de livros

IFSULDEMINAS publica quatro livros de servidores e colaboradores externos

Obras abordam temas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Na última semana, durante a abertura do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, em Poços de Caldas, foram lançados quatro livros publicados com recursos das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. As obras abordaram temas trabalhados por servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e colaboradores externos.

A partir da submissão e aprovação por meio do edital 27/2014 foram selecionados os livros na categoria impresso, que contemplam temas relacionados a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos prioritariamente na instituição. As obras são: “ Criacionismo x Evolucionismo – Teoria ou “fato” científico, de autoria de Maria de Lourdes Lima Bragion e Wilian Gonçalves Pereira; “ Educação ambiental e processo civilizador: apontamentos”, por Roberto Marin Viestel; o livro “Retratos de conflitos existentes em uma comunidade brasileira e a proposta de solução de conflitos”, de Alexandre Magno de Moura, Neusa Maria Arruda, Nildo Batista e José Leon Crochík e “Fundamentos de uma plataforma de negócios: uma análise do mercado de cana-de-açúcar brasileiro”, dos autores Pedro Luiz Costa Carvalho, Cleidson Nogueira Dia e Joel Yutaka Sugano.

Sobre a seleção

O edital teve por objetivo regulamentar o processo de submissão e seleção de propostas para publicações impressa e eletrônica de livros de servidores efetivos e estudantes regulares do Instituto. Os trabalhos deveriam ter mérito acadêmico e/ou cultural, avaliados por consultores ad hoc internos ou externos à Instituição e aprovados pela Comissão do IFSULDEMINAS. Alguns dos critérios de seleção foram: tema regional e eixo temático do texto; problemática da obra, observado o contexto regional; qualidade acadêmica do texto; relevância da obra para a Instituição, entre outros.

Confira as obras publicadas

O livro apresenta uma proposta de Programa de Solução de conflitos a ser desenvolvida na comunidade do bairro São Geraldo, situado na cidade de Pouso Alegre, comentar e expor os resultados de um diagnóstico sobre conflitos gerados e vividos pelos indivíduos, por suas famílias, nessa comunidade e os existentes entre essa comunidade e a sociedade. Além disso, pretende-se examinar os fatores intraescolares e extraescolares relacionados a esses conflitos. A obra teve a autoria de Alexandre Magno de Moura, Neusa Maria Arruda, Nildo Batista e José Leon Crochík.

Educação ambiental e processo civilizador: apontamentos

Como resultado da tese de mestrado " Educação Ambiental e Processo Civilizador: reflexões observadas na Estação Ecológica Tripuí, Ouro Preto, Minas Gerais", defendida em 2004 pelo professor Roberto Marin Viestel. A obra contribui para a compreensão do nosso comportamento ambiental, o acontecimento ambiental, educação para o meio ambiente e alguns apontamentos.

Criacionismo x Evolucionismo - Teoria ou " fato" científico?

A obra escrita por Maria de Lourdes Lima Bragion e Wilian Gonçalves Pereira discorre sobre à origem do universo e suas teorias. São apresentados o ponto de vista evolucionista, criacionista, as concepções dos cientistas e algumas evidências sobre a Bíblia, as controvérsias entre as duas teorias e por fim, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo obtidos por meio de coletas de dados com alunos do IFSULDEMINAS - Campus Machado e do Centro Superior e Ensino e Pesquisa (CESEP), também de Machado.

Fundamentos de uma plataforma de negócios: Uma análise do mercado de cana-de-açúcar brasileiro

O livro fala sobre o setor sucroalcooleiro brasileiro. A ideia central é levantar as questões intrigantes e traçar algumas evidências de que olhar um setor agroinsdustrial sob a ótica da Plataforma de Negócios pode ser um caminho a ser seguido, tantos em termos empresariais como também em termos de políticas públicas para o setor. A obra é inspirada a partir de um trabalho de dissertação que foi premiado em 1º lugar em um concurso (SOBER, 2010) na área de Administração Rural. Um dos autores é o professor efetivo do IFSULDEMINAS - Campus Machado, juntamento com os pesquisadores Cleidson Nogueira e Joel Yutaka Sugano.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/06/2016