Página inicial > PROEX > Chamada para Mobilidade Estudantil em Portugal - 2022

Divulgado resultado final

Edital 101/2022:   Resultado final - publicado em: 05/05/2022

Resultado preliminar- publicado em 04/05/2022

Matéria 300x200. edital 101.2022 Chamada para Mobilidade Estudantil em Portugal 2022.ATUALIZADO

Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão se inscrever no programa de mobilidade internacional estudantil nos Institutos Politécnicos de Bragança e Beja, ambos em Portugal. O edital disponibiliza uma vaga para intercâmbio de seis meses em cada uma das instituições, no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023. As inscrições serão realizadas de 12 de abril a 01º de maio de 2022.

Bolsa

Para cada aluno classificado será concedido:

a - auxílio financeiro no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
b - auxílio financeiro referente ao pagamento da passagem aérea internacional no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
c - auxílio financeiro referente ao pagamento do auxílio financeiro internacional no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Requisitos

O candidato deverá, obrigatoriamente, estar matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS correspondente às áreas propostas nos programas dos Institutos Politécnicos, de acordo com o detalhamento a seguir:

a. Áreas possíveis no Instituto Politécnico de Beja - IPBEJA: Cursos do IFSULDEMINAS correspondentes das áreas de Audivisual e Multimídia, Esporte, Educação Básica, Engenharia Ambiental, Engenharia Informática e Tecnologia Bioanalíticas.

b. Áreas possíveis no Instituto Politécnico de Bragança - IPB: Estão aptos todos os cursos de graduação do IFSULDEMINAS, exceto nas áreas de Agronomia, Alimentos e Administração/Gestão, uma vez que já estão contemplados no edital nº 83/2022.

Outras informações sobre requisitos, o candidato poderá conferir no item 03 deste edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 12 de abril a 01º de maio de 2022, por meio deste formulário eletrônico. A falta de qualquer dos documentos solicitados, listados do item 06 deste edital,  acarretará a eliminação do candidato.

Importante saber
No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar um plano de atividades, junto com o coordenador do curso, conforme estabelecido no anexo II deste edital, contendo a listagem das disciplinas a serem cursadas, as quais devem totalizar um mínimo de 24 créditos ou 5 disciplinas. Demais informações sobre o Plano de Estudo e Atividades do Aluno poderão ser encontradas no item 02 do edital.
Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico de Beja

Seleção

A seleção do candidato será realizada de acordo com a análise da documentação enviada no formulário eletrônico de inscrição, a partir dos critérios obrigatórios e da soma das notas da seleção, conforme as vagas disponibilizadas; desta forma,  a aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino.

Assim, após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para os institutos portugueses que analisarão a candidatura e farão sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável OU não à candidatura do aluno. Infomações sobre os itens avaliativos dos Critérios de Seleção e dos Recursos e Resultado Final, o candidato poderá conferir nos itens 08 e 09 consecutivamente do edital.

Evento Dat/Evento Modo/Local de operação
Período de inscrição 12/04 a 01/05/2022 via formulário eletrônico
Divulgação do resultado preliminar 04/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Recurso do resultado preliminar Até 24h a partir da divulgação do Resultado Preliminar Via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Divulgação do resultado do recurso A partir do dia 06/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Divulgação do resultado final A partir do dia 09/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Reunião obrigatória a agendar Presencial
A Comissão de Mobilidade Acadêmica poderá, a qualquer tempo, realizar alterações neste cronograma e informá-las através de publicações na página do edital, sempre mantendo-se os prazos de 24 horas para interposição de recursos.

Informações: Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (35) 3449.6164

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Publicado em: 13/04/2022