Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA).2022
Início do conteúdo da página

VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA).2022

Jovens Agricultores do Sul de Minas debatem desenvolvimento do turismo rural na região

abreO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), com os circuitos turísticos e com as organizações de agricultores da região realizaram a VI Semana do Jovem Agricultor ao longo da semana passada, de 03 a 06 de maio.

O evento trouxe à discussão o tema “A Juventude como protagonista no desenvolvimento do Turismo Rural” e ocorreu simultaneamente nos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho e no Campus Avançado Carmo de Minas, que abriram espaços de interação, formação e diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas.

Segundo Rafael Hunn, gestor do circuito turístico "Caminhos Gerais" e parceiro do evento, a Semana colocou o jovem como protagonista do Turismo Rural. "Entendendo e propondo que, para o desenvolvimento do setor, existe uma participação fundamental da agricultura familiar, do agricultor e do jovem, que está ali no meio agrícola, o evento ofertou experiências mostrando que é possível para o jovem continuar na roça, e não ir para a cidade, porque a roça tem elementos importantíssimos para o desenvolvimento cultural, rural e econômico", ressaltou.

Aline Oliveira Guidis Kielblock, coordenadora técnica regional da Emater, também parceira na realização da Semana, destacou a grandiosidade do evento, que abrangeu todo o Sul de Minas. “O conteúdo gerado no evento foi de muita qualidade, repassado por pessoas que são referência na área de Turismo Rural. A cada ano, a Semana se aperfeiçoa mais e é desenhada com a cara do jovem, a partir de demandas reais da juventude local, com as necessidades e anseios deste momento”.

Confira como foi a movimentação nos campi

 

Campus Inconfidentes

Durante os dias de evento, a plateia foi formada por jovens agricultores das cidades de Senador Amaral, Gonçalves, Senador José Bento e de outros municípios vizinhos ao campus. Mais de 300 jovens estiveram na Semana, que teve o objetivo de oferecer aos jovens experiências para que compreendam o papel que podem ocupar como protagonistas no desenvolvimento das comunidades, tendo o Turismo Rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.

Segundo um dos organizadores do evento, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, a Semana conversa com o futuro de uma categoria que nos últimos anos tem sido deixada de lado pelas ações governamentais. “Por isso, se aproximar da juventude rural e reconhecer suas demandas, significa acender suas chamas para o desenvolvimento de ações autônomas e alinhadas ao desenvolvimento da região. O Turismo rural se apresenta como uma grande oportunidade”, explicou Rocha, docente do Campus Inconfidentes.

Confira a cobertura do evento no Campus Inconfidentes aqui

Campus Machado

Estudantes do Campus Machado e de escolas públicas de Paraguaçu, Poço Fundo, Silvianópolis, Douradinho e Monsenhor Paulo participaram da edição, que contou com palestras que ressaltaram, por exemplo, as oportunidades atuais para os jovens, envolvendo o meio agrícola, e os avanços tecnológicos, principalmente as redes sociais, que têm sido utilizadas pelos jovens para dar mais visibilidade ao campo.

Os participantes também tiveram acesso a informações atuais sobre Turismo Rural e sobre experiências exitosas. Houve apresentação dos principais pontos turísticos da região e a visão de historiadores e de produtores sobre a cultura do marolo na cidade de Paraguaçu.

Dezenove minicursos e oficinas foram oferecidos também. Servidores e egressos da instituição, além de colaboradores externos compartilharam conhecimentos sobre diferentes áreas que podem ser exploradas no turismo rural. O momento foi de abordagem prática aos jovens participantes. Mais de 400 vagas foram preenchidas por estudantes do campus e de escolas públicas da região.

Gabriela de Souza Melo é aluna da Escola Estadual São Marcos de Poço Fundo e participou dos dois dias de evento, que para ela foram incríveis. O curso que mais chamou sua atenção foi o de Barista. “Aprendi muito sobre a profissão e sobre preparo de café, desde a lavoura até o preparo da bebida. É uma opção de profissão para o meu futuro”.

Confira a cobertura do evento no Campus Machado aqui.

 

Campus Muzambinho

Entre os dias 05 e 06 de maio, a Semana do Jovem Agricultor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, reuniu cerca de 280 participantes para uma série de palestras, minicursos e troca de experiências.

Segundo informações da servidora da Coordenadoria Geral de Extensão do Campus Muzambinho, Tânia Gonçalves Bueno da Silva, durante os dias de evento, do total de participantes, 44,7 % foram de jovens rurais, 57,1% de estudantes e 71,4 % exercem atividades agrícolas. Além dos estudantes do campus, diversos jovens de cidades vizinhas compareceram ao evento. 

No período da manhã, houve um café de boas-vindas e a abertura oficial do evento, foi realizada a palestra "Agroturismo: Oportunidades e desafios para a agricultura familiar do Sul de Minas"; Já a parte da tarde, foi dedicada à minicursos sobre Empreendedorismo, a importância do Cooperativismo, turismo rural, classificação de café e avicultura. O dia foi encerrado com uma visita pelo Campus, guiada pelo servidor Carlos Esaú.

Confira a cobertura do evento no Campus Muzambinho aqui.

 

Campus Avançado Carmo de Minas

Os participantes assistiram à palestra "O desenvolvimento do Turismo Rural no Sul de Minas Gerais', conheceram experiências exitosas sobre a produção de queijo e de café e, ainda, tiveram a oportunidade de realizar minicursos sobre turismo gastronômico, mídias sociais, gestão de empreendimentos, entre outros.

A professora Raquel Luiza de Oliveira participou e acompanhou os alunos da Escola Estadual Prof. Guedes Fernandes ao evento. Ela enfatizou sobre a importância de proporcionar aos jovens, principalmente aos da zona rural, maior interação com o mundo acadêmico. "Ações como esta devem ser feitas sempre. Parabenizo por abrir o IF à comunidade local e mostrar que zona rural é forte e produtiva" 

Atualizado em 10/05/2022, com informações dos campi
  Atualizado em 18/05/2022, com informações dos campi
____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS e EMATER promovem a VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA)

 

Captura de tela inteira 12042022 152739

 

Marcando a retomada dos eventos presenciais, o IFSULDEMINAS e a EMATER MG em parceria com os circuitos turísticos e as organizações de agricultores da região realizarão, de 03 a 06 de maio, a VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA) com o tema:  “A Juventude como protagonista no desenvolvimento do Turismo Rural”.

Trata-se da continuidade de um evento que aconteceu de 2009 a 2013 e tem por objetivo oportunizar espaços de interação, formação e diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas.

O evento será realizado nos seguintes locais e datas: 

  • Campus Inconfidentes - Dias 03, 04 e 05 de maio

  • Campus Machado - Dias 03 e 04 de maio

  • Campus Carmo de Minas - Dia 05 de Maio

  • Campus Muzambinho - Dias 05 e 06 de maio

Por meio de palestras, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, serão oferecidos aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o turismo rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.

As inscrições poderão ser realizadas pelos links:

Muzambinho - https://forms.gle/iwHR9tgtqRfcTfuA7

Machado - https://forms.gle/5536RdXbQDsqTJsF8

Inconfidentes - https://forms.gle/WUkcYLMT3PGEZDRw9

Carmo de Minas - https://forms.gle/V3opApprQE4nK4aF6

 Mais informações poderão ser obtidas nos escritórios locais da EMATER ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

PROGRAMAÇÃO

Acesse aqui!

 

Texto: Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS
Publicado em: 12/04/2022

Fim do conteúdo da página