Página inicial > PROEX > Seleção de alunos para diversos cursos. Presencial

Seleção de alunos para diversos cursos. Presencial

Cursos presenciais e gratuitos do programa "Capacita Sul de Minas"

São 130 vagas para cursos presenciais na cidade de Boa Esperança

Atenção!
Os cursos Cuidador de Idoso e Horta Comunitária e Produção de Mudas não serão ofertados
com base no item 18 do edital 99/2022

Edital 99/2022: resultado da seleção - publicado 25/04/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do programa Capacita Sul de Minasabre mais uma seleção pessoas interessadas em ingressar no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Costureiro (a), de Cuidador de Idoso, de Eletricista, de Horta Comunitária e Produção de Mudas e de Produção de Alimentos Doces e Salgados, todos na modalidade presencial; inscrições abertas até 19 de abril de 2022.

Ao todo são disponibilizadas 130 vagas em cinco cursos em diversas áreas. Confira na tabela abaixo as cidades, a relação de cursos, vagas, requisitos e período da oferta.

Cidade Nome do Curso  Vagas por cidade e cursos Carga Horária Turno de oferta
Boa Esperança Costureiro 15 30 horas Noturno
Cuidador de Idoso 50 30 horas
Eletricista 25 30 horas Noturno
Horta Comunitária e Produção de Mudas
Noturno

*Diurno aos sábados
Produção de Alimentos (Doces e Salgados) 20 30 horas
Noturno

*Diurno aos sábados
Total 130
Período, local e endereço das ofertas se encontram no anexo II deste edital

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas on-line no período de 08 a 19/04 24 de abril de 2022, exclusivamente por esse link. Vale lembrar que não é permitido realizar dois cursos do Programa "Capacita Sul de Minas", mesmo em instituições diferentes, ao mesmo tempo. Se inscrito e selecionado em dois cursos, a instituição reserva-se ao direito de matriculá-lo em apenas um.

Confira abaixo os requisitos para inscrição

a. Possuir número do CPF e Documento de Identidade;
b. Possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto;
c. Idade mínima de 16 anos completos;
d. Deve preencher e responder todas as perguntas do formulário de inscrição.

Seleção e Resultado

A forma de seleção será por "ordem de inscrição". O IFSULDEMINAS divulgará a lista dos candidatos contemplados no dia 20/04/2022, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva. No ato da inscrição o candidato deverá preencher todos os campos do formulário para que o IFSULDEMINAS providencie a matrícula no curso.

Os cursos

Desta forma, as aulas práticas serão realizadas nas dependências do IFSULDEMINAS ou de instituições parceiras. Já para receber o certificado de conclusão de curso o estudante precisará atingir média mínima de 60 por cento de aproveitamento, preencher a avaliação institucional do curso e enviar a documentação solicitada, conforme instruções a serem fornecidas posteriormente.

A abertura das turmas estará condicionada ao preenchimento de 75 por cento por cento das vagas ofertadas em cada turma.

Evento Data
Período de inscrição (on-line) 08/04 a 19/04 24/04/2022
Resultado com os classificados e lista de espera 20/04/2022

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital