Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Capacita Sul de Minas > O que é o programa - CSM
Início do conteúdo da página

O que é o programa - Capacita Sul de Minas

Logo 01

Projeto Capacita Sul de Minas tem por objetivo ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e pós-graduações on-line e presenciais, com estimativa de atender 15.800 pessoas, residentes em 72 municípios sul-mineiros, até o fim de 2022. As oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem desde cursos rápidos (com carga total de 8 horas) até pós-graduações (12 meses de duração), todos gratuitos.

O Projeto

A ação é dividida em 5 modalidades educacionais que são: 

01 - Cursos FIC Presenciais: Serão 16 cursos gratuitos, como: pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Esses cursos acontecerão em 72 municípios ao longo de 2021 e 2022. São cursos com carga horária de 30 horas e duração de duas semanas. As ofertas não serão ao mesmo tempo. Serão divididos grupos de municípios e as oportunidades e editais sempre serão publicadas no site.

02 - Cursos FIC na modalidade a distância (EaD): as qualificações são para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde e Balconista de Farmácia. Estes cursos ocorrem de agosto a dezembro de 2021.

03 - Cursos FIC de Corte e Costura (presencial): visa capacitar 500 pessoas em curso de Corte e Costura com carga horária de 80 horas, nos anos de 2021 e 2022, nos municípios de Passos, Machado, Boa Esperança, Paraguaçú e Poço Fundo. Serão produzidos 5.000 lençóis e camisolas que serão doados para hospitais da região.

04 - Curso de pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância (EaD). As especializações são para Educação Inclusiva; Gestão Escolar e Gestão Educacional. Os cursos ocorrerão de outubro de 2021 a setembro de 2022.

05 - Caminhão de cursos: as novidades também contemplam crianças e jovens. Eles serão apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de laboratórios móveis, montados no interior de caminhões, que irão rodar pela região. Além disso, haverá cursos exclusivos para mulheres, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho.

Apoio via Emenda Parlamentar 

O Projeto Capacita Sul de Minas é uma iniciativa do IFSULDEMINAS, organizada e realizada com verba de R$ 2 milhões, destinada via emenda parlamentar pelo Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). De acordo com o reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli, a iniciativa é uma importante ferramenta social. “Principalmente nesses momentos de pandemia, em que a empregabilidade é fundamental para as famílias, o IFSULDEMINAS implementa novas ações voltadas à capacitação. É a geração de valor público por meio de ações educacionais que contribuem para o desenvolvimento regional”.

 

Logo 01

Pró-Reitoria de Extensão
Clayton Silva Mendes
Coordenador-Geral
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fim do conteúdo da página