Página inicial > PROEX > Português como Língua Adicional

Português como Língua Adicional

IFSULDEMINAS oferece curso de Português como Língua Adicional para alunos de Instituições Internacionais parceiras

Foram selecionados 90 estudantes de nove países

Em sua terceira edição, o curso Português como Língua Adicional teve início no dia 21 de março. A iniciativa é uma parceira entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEX), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Participam, este ano, 90 estudantes de cursos técnicos e de graduação e servidores de instituições parceiras do Paraguai, México, Chile, Espanha, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Peru. A chamada para os estudantes estrangeiros foi realizada via e-mail com informações sobre o quantitativo de vagas e as instruções do funcionamento do curso. O objetivo é oferecer um curso de cinco meses de Português como Língua Adicional (PLA) com certificado de 250 horas.

O curso

A ação, coordenada pela CGRI, recebe apoio dos campi Inconfidentes e Pouso Alegre, respectivamente com os professores Everaldo Ferreira, Daniel Lupinacci e Lucas Firmino, além dos coordenadores e professores Rafael Gomes Tenório e Ana Paula Villela. Desta forma, o curso acontece em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle. Ele é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana, além de atividade síncrona, momento de interação entre professor e estudantes.

Design sem nome mexico

O aluno José Alejandro Santiago Hernández, da Universidad Autónoma de Yucatán, no México, disse que, "eu quero estudar Português para ampliar meus conhecimentos sobre esta língua, sua cultura e as diferenças estre ela e a minha (Mexicana). Espero que o curso nos dê suporte para entender tanto a língua, costumes e suas formas de ver o mundo, além de conhecer novas pessoas e compartilhar ideias do curso e do mundo".

Design sem nome colombia

"Gosto muito de aprender línguas, culturas, tradições e gastronomia dos países. Por isso quero aprender Português, pois o Brasil é um país que se destaca em muitas áreas, tem uma história interessante, é diverso, tem muitos avanços em Educação, Tecnologia e, sendo um país tão grande, oferece muitas coisas para conhecer e aprender. Também estou aprendendo Português, pois quero viajar para o Brasil e poder me comunicar em português, ter uma imersão cultural, estudar e conhecer várias cidades. Aprender o idioma enriquecerá minha vida pessoal e profissional", disse a estudante colombiana, Nathaly Perez.

Design sem nome equador

Já para o professor de Marketing, Pablo Arturo Gonzelez Loyola, do Equador, "minhas expectativas sobre o curso do IFSULDEMINAS são aprender e aprimorar minhas habilidades em Língua Portuguesa, fazer muitos amigos que compartilham do interesse pelo idioma e curtir a experiência com o mundo inteiro".

Premiação

A Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) anunciou, no começo de março, o Programa Português como Língua Adicional (PLA) como finalista do seu Prêmio de Excelência, na categoria Cidadania Global. Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso Mundial de 2022, que será realizado em junho, na Espanha.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O Conselho foi responsável pela inscrição do projeto na premiação.

”Recebemos a indicação de maneira satisfatória, uma vez que é o reconhecimento de um trabalho arduamente construído em rede. Agora, estamos dando visibilidade em uma dimensão internacional”, destaca Rafael Tenório, coordenador do programa e das Relações Internacionais do IFSULDEMINAS.

Texto: Ascom/Reitoria
08/04/2022