Português como Língua Adicional
IFSULDEMINAS oferece curso de Português como Língua Adicional para alunos de Instituições Internacionais parceiras
Foram selecionados 90 estudantes de nove países
Em sua terceira edição, o curso Português como Língua Adicional teve início no dia 21 de março. A iniciativa é uma parceira entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEX), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Participam, este ano, 90 estudantes de cursos técnicos e de graduação e servidores de instituições parceiras do Paraguai, México, Chile, Espanha, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Peru. A chamada para os estudantes estrangeiros foi realizada via e-mail com informações sobre o quantitativo de vagas e as instruções do funcionamento do curso. O objetivo é oferecer um curso de cinco meses de Português como Língua Adicional (PLA) com certificado de 250 horas.
O curso
A ação, coordenada pela CGRI, recebe apoio dos campi Inconfidentes e Pouso Alegre, respectivamente com os professores Everaldo Ferreira, Daniel Lupinacci e Lucas Firmino, além dos coordenadores e professores Rafael Gomes Tenório e Ana Paula Villela. Desta forma, o curso acontece em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle. Ele é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana, além de atividade síncrona, momento de interação entre professor e estudantes.
Depoimentos
O aluno José Alejandro Santiago Hernández, da Universidad Autónoma de Yucatán, no México, disse que, "eu quero estudar Português para ampliar meus conhecimentos sobre esta língua, sua cultura e as diferenças estre ela e a minha (Mexicana). Espero que o curso nos dê suporte para entender tanto a língua, costumes e suas formas de ver o mundo, além de conhecer novas pessoas e compartilhar ideias do curso e do mundo". |
"Gosto muito de aprender línguas, culturas, tradições e gastronomia dos países. Por isso quero aprender Português, pois o Brasil é um país que se destaca em muitas áreas, tem uma história interessante, é diverso, tem muitos avanços em Educação, Tecnologia e, sendo um país tão grande, oferece muitas coisas para conhecer e aprender. Também estou aprendendo Português, pois quero viajar para o Brasil e poder me comunicar em português, ter uma imersão cultural, estudar e conhecer várias cidades. Aprender o idioma enriquecerá minha vida pessoal e profissional", disse a estudante colombiana, Nathaly Perez. |
Já para o professor de Marketing, Pablo Arturo Gonzelez Loyola, do Equador, "minhas expectativas sobre o curso do IFSULDEMINAS são aprender e aprimorar minhas habilidades em Língua Portuguesa, fazer muitos amigos que compartilham do interesse pelo idioma e curtir a experiência com o mundo inteiro". |
Premiação
A Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) anunciou, no começo de março, o Programa Português como Língua Adicional (PLA) como finalista do seu Prêmio de Excelência, na categoria Cidadania Global. Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso Mundial de 2022, que será realizado em junho, na Espanha.
A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O Conselho foi responsável pela inscrição do projeto na premiação.
”Recebemos a indicação de maneira satisfatória, uma vez que é o reconhecimento de um trabalho arduamente construído em rede. Agora, estamos dando visibilidade em uma dimensão internacional”, destaca Rafael Tenório, coordenador do programa e das Relações Internacionais do IFSULDEMINAS.
Texto: Ascom/Reitoria
08/04/2022
Redes Sociais