Página inicial > PROEX > Boletim Técnico

Boletim Técnico

Professores, alunos e técnicos administrativos podem submeter trabalhos de pesquisa e extensão

Plataforma de publicações do IFSULDEMINAS receberá trabalhos o ano todo

boletimtécnicoPara promover o debate científico em diversas áreas do conhecimento, o Instituto Federal do Sul de Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, disponibiliza a partir desta quinta-feira, 15 de junho, uma plataforma para publicações denominada Boletim Técnico. A iniciativa reunirá trabalhos que apresentem resultados de estudos, pesquisa e extensão sobre atividades em ciências, tecnologia e inovação.

Professores, alunos e técnicos administrativos do IFSULDEMINAS poderão, por meio da plataforma, submeter trabalhos em três modalidades: cartilha técnica, relatos de experiência e recomendações técnicas. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial. Confira a página de cadastro.

O Boletim terá fluxo contínuo e os trabalhos poderão ser enviados a qualquer momento, desde que as diretrizes para autores sejam seguidas. As publicações acontecerão, semestralmente, nos meses de junho e dezembro. Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com a ordem de aprovação, já a edição impressa será distribuída para Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O professor Cleber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão, explicou que o Boletim Técnico será um canal de interlocução e de aproximação com a sociedade. “A iniciativa foi um desafio proposto pelo nosso reitor, professor Marcelo Bregagnoli, e que está sendo implementado com o apoio da nossa equipe, das pró-reitorias e do Gabinete. O objetivo é oportunizar a divulgação de trabalhos técnicos da nossa comunidade acadêmica, tais como cartilhas, relatos e recomendações produzidas. Com essa publicação, esperamos contribuir significativamente com os arranjos produtivos locais, empresas, produtores rurais e profissionais liberais, beneficiando efetivamente a região e cumprindo nossa missão Institucional."

Processo de Avaliação

A seleção dos trabalhos submetidos ao Boletim Técnico será realizada por meio de análises e avaliações realizadas pelo editor-chefe, pela equipe de editores adjuntos e pela comissão avaliadora. O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas: análise, julgamento e classificação pelo editor-chefe; análise, julgamento e classificação pela comissão avaliadora e publicação dos trabalhos. Após a aprovação, os trabalhos selecionados para compor a edição vigente serão publicados na página do Boletim Técnico. Para mais orientações sobre a plataforma on-line, clique aqui!

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/06/2016