Página inicial > PROEX > ELAP - 2022

ELAP - 2022

Estudantes de graduação podem se inscrever para Programa Futuros Líderes na América

Selecionado receberá bolsa para estudar durante 4 meses no Canadá

- Link para a página do edital 46/2022

- Faça aqui sua inscrição!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com a Coordenadoria Geral de relações Internacionais do IFSULDEMINAS, por meio do acordo de cooperação acadêmica, firmado com o Sault College, no Canadá, oferta uma bolsa para estudante de graduação que queira participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiadas pelo Governo Canadense.

O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

O período de estudos para bolsas de graduação é de quatro meses compreendidos entre janeiro e abril de 2023.

Bolsa

As bolsas consistem num total de $8.200 dólares canadenses,  que servirão para custear as despesas com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia. Para mais informações acesse a página do programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP).

Será selecionado um estudante de graduação que atenda aos seguintes requisitos:

a. Ser maior de 18 anos;
b. Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia Agronômica (campus
    MuzambinhoInconfidentes)e Engenharia Ambiental (campus Inconfidentes) do IFSULDEMINAS.
c. Ter cursado, no mínimo, 50% e, no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu
    curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório)
d. Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente
    de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório)
e. Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFSULDEMINAS.
f.  Apresentar pelo menos dois itens previstos no item 4.2 deste edital.
g. Ter nível intermediário de inglês, comprovante obrigatório e eliminatório, conforme notas
    mínimas estabelecidas pelo ELAP:

Teste Internacional Mínimo aceito
IELTS 6.5
TOEFL IBT 88
TOEFL ITP 570
Cambridge 176
Duolingo English Test* 115
* Duolingo English Test pode ser feito online, com resultado em até 48 horas do teste realizado. Mais informações por meio deste link

Os documentos para inscrição estão especificados e listados no item 3.3 do edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 14 a 23 de fevereiro de 2022, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF solicitados nos itens 3.3 e 3.4, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP2022_SaultCollege_IFSULDEMINAS. Vale lembrar que a falta de algum dos documentos solicitados no presente edital acarretará na eliminação do candidato.

Seleção

A etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos dos itens 3.3 e 3.4 deste edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.2.1.

Resultado

O candidato que obtiver a maior nota no processo e que tenha o nível de proficiência da língua inglesa devidamente comprovado, de acordo com a pontuação mínima, terá seu documento enviado para a Sault College com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-la ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido.

Recurso

O candidato poderá interpor recurso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Final, anexo III.

Evento Data
Período de Inscrições 14 a 23 de fevereiro de 2022
Resultado Preliminar 24 de fevereiro de 2022
Interposição de Recurso Até 24 horas da divulgação do Resultado Preliminar