Página inicial > PROEX > Centro de Línguas

Centro de Línguas

IFSULDEMINAS investe na implantação do Centro de Ensino de Línguas (Celin)

Concebida como estratégia para compartilhar experiências acadêmicas com outros países, a internacionalização da educação vem ganhando espaço na agenda das instituições públicas e privadas. Como uma importante etapa da consolidação deste processo no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a Pró-Reitoria de Extensão/Assessoria Internacional enviou aos campi equipamentos e materiais para estruturação do Centro de Ensino de Línguas (Celin), aprovado pelo Conselho Superior da instituição.

Imagem1

A proposta é disponibilizar uma sala em cada campus para a realização das aulas, reuniões e demais atividades do Celin, além do atendimento aos alunos. Este espaço será equipado com livros didáticos, dicionários de língua inglesa e espanhola, microcomputadores, fones de ouvido, projetor, equipamento de som, entre outros materiais adquiridos pela Reitoria e fornecidos aos campi.

Com o processo de globalização e as constantes trocas de conhecimento e experiências entre os países, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à necessidade de se adequarem a esse cenário. Nesse sentido, o IFSULDEMINAS tem investido na oferta de cursos de idiomas, na ampliação de convênios e acordos com instituições estrangeiras e em programas de intercâmbio.

Sobre o projeto

imagem2O Centro de Ensino de Línguas (Celin) é um órgão suplementar da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), aprovado pelo Conselho Superior em reunião de 12 de agosto de 2014. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar o ensino de línguas para viabilizar a internacionalização da instituição. No Campus Machado, o Celin funcionará na Biblioteca a partir do segundo semestre. Em Inconfidentes, já foram recebidos os materiais e equipamentos mas a sala está sendo estrutura para atendimento. Em Poços de Caldas, a estrutura foi adaptada no Laboratório de Informática, por enquanto. No próximo ano, os equipamentos serão instalados em local próprio. No Campus Passos e no Campus Avançado Carmo de Minas, o Celin estará disponível a partir do próximo semestre. Na unidade de Três Corações, a Biblioteca recebeu os materiais e equipamentos e já está atendendo aos alunos. Já o Campus Muzambinho deverá disponibilizar a estrutura nos próximos meses.

Cursos de idiomas no IFSULDEMINAS

Em 2015, foram ofertadas mais de 400 vagas nos cursos de idiomas do programa e-Tec Idiomas sem fronteiras. Os cursos de língua inglesa e espanhola foram disponibilizados para servidores, alunos do IFSULDEMINAS e do Ensino Médio de escolas públicas, localizadas nas cidades onde o Instituto possui polo de rede e-Tec. A partir da disponibilização do Celin nos campi, tutores e estudantes poderão utilizar a estrutura para as atividades dos cursos de idiomas ofertados na instituição.

Intercâmbio de estudantes

O IFSULDEMINAS têm parcerias com instituições de ensino estrangeiras para oferta de intercâmbio acadêmico. Neste ano de 2016, o edital do Programa de Mobilidade Estudantil oferta 30 vagas para auxílio de estudantes dos cursos superiores.

O objetivo do programa é auxiliar os estudantes dos cursos de graduação participantes do Programa Mobilidade Estudantil com o custeio das despesas de alojamento, alimentação e seguro-saúde internacional. Os valores são fornecidos em forma de auxílio para intercâmbio estudantil de quatro meses, com Instituições Internacionais de Ensino Superior na Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 10/06/2016