Página inicial > PROEX > JIF 2016

JIF 2016

IFSULDEMINAS promove a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF)

A etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), neste ano, acontecem nos campi de Pouso Alegre e Inconfidentes. O evento é uma competição marcante e tradicional da Rede Federal e também uma oportunidade de integração entre os alunos, troca de experiências e incentivo à atividade física. As modalidades disputadas são: futebol de campo, vôlei, futsal, handebol e basquete em Inconfidentes. Já em Pouso Alegre, os atletas disputarão vôlei de areia, natação, tênis de mesa, xadrez e judô. As equipes vencedoras receberão troféus e medalhas de ouro, prata e bronze e serão classificadas para representar o IFSULDEMINAS na etapa regional dos jogos.

Solenidade no Campus Pouso Alegre

aberturaJIF14No Campus Pouso Alegre, a competição teve início na sexta-feira, 03 de junho, com algumas modalidades disputadas no ginásio esportivo do campus e em escolas parceiras da cidade. A cerimônia de abertura ocorreu à noite, no auditório, onde as delegações dos campi foram recebidas pelas autoridades da instituição com votos de que os alunos repitam o sucesso de 2015 e de que a instituição seja bem representada na etapa nacional.

Em seu pronunciamento, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, falou das expectativas para os jogos e para a final que será realizada na cidade de Uberlândia. “Nesse momento, vendo os rostos de vocês eu digo que todas as dificuldades valeram a pena, porque percebemos a efetividade desse processo educacional. Temos o objetivo de chegar à final. Mas acima de tudo, queremos que o esporte seja um grande motivador na vida de todos”.

O pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa, deu as boas-vindas aos atletas e falou sobre o momento especial para os estudantes e para a instituição. “É uma grande alegria e uma imensa satisfação participar da abertura dos jogos. No ano passado, o Instituto levou 25 alunos para a etapa nacional e conquistamos medalha de ouro em algumas modalidades. Esse ano não será diferente”.

A cerimônia de abertura foi acompanhada por alunos e servidores de todos os campi da Instituição. Compuseram a mesa de honra, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o diretor do Campus Pouso Alegre, Marcelo Botazzini; o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende Pereira; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Pouso Alegre, Ricardo Avelino e o Coordenador de Esportes do Campus Muzambinho, Denis Bueno da Silva.

Ricardo Avelino destacou a importância do JIF para o IFSULDEMINAS e para o desenvolvimento dos alunos. “O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte está aberto para a exploração de novos sentidos/significados. Por isso, os jogos são um marco na formação do aluno e incentivo ao desenvolvimento das práticas esportivas”.

Após as boas-vindas, houve apresentação musical dos alunos do projeto “Musicalidade por toda a parte”, do Campus Pouso Alegre. Entre as canções interpretadas, “Paradise” de Coldplay e “We are de Champions” de Queem. E ainda a apresentação do Grupo de Teatro de Improviso “Meus Pésames”.

Abertura no Campus Inconfidentes

inconfidentes1No Campus Inconfidentes, a abertura do JIF foi realizada na noite de ontem, 06 de junho, no Ginásio Poliesportivo. Alunos dos campi de Machado, Muzambinho, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos e Inconfidentes estiveram presentes. Entre os dias 05 e 08 de junho ocorre a disputa das modalidades coletivas: futebol de campo, vôlei, futsal, handebol e basquete.

Foram convidados para formar a tribuna de honra o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, representando o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Toledo del Pino; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira; a prefeita municipal de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas; a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Inconfidentes, professora Sindynara Ferreira; o coordenador-geral de Ensino do Campus Inconfidentes, professor André Amaral; o coordenador de Esportes do IFSULDEMINAS, professor Denis Bueno e a coordenadora de Esporte do Campus Inconfidentes, professora Keila Miotto.

Na ocasião, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, posteriormente o aluno Gustavo Megale Cecconi, do Campus Inconfidentes, foi chamado para realizar o acendimento da pira olímpica. Em seguida, a aluna Tainara Cristina Guimarães, atleta de handebol, prestou o juramento do atleta. inconfidentes2

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Toledo del Pino, deu boas-vindas a todos. “Nessa competição, o mais importante, além de competir, é vocês demonstrarem os laços de união entre os atletas e seus companheiros, respeitarem as regras, a torcida, o adversário, e ter a confiança, perseverança, e acima de tudo manter e engrandecer o espírito esportivo”, destacou Miguel.

A cerimônia foi marcada por apresentações artísticas. O grupo de dança Crisdance e o grupo de dança dos alunos do curso superior de Educação Física da Faculdade Asmec exibiram performances. O grupo musical “Som no Campus” fechou o evento tocando rock nacional, momento em que atletas e torcedores puderam dançar e festejar.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações dos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre
Fotos: IFSULDEMINAS
Data: 07/06/2016