Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Seleção - Bolsa Canadá
Início do conteúdo da página

Seleção - Bolsa Canadá

Divulgado resultado final da pré-seleção de alunos para bolsas de estudo no Canadá


- Resultado final - clique e acesse

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga, nesta quarta-feira, 08 de junho, o resultado final da pré-seleção do Programa Internacional “CICanScholarships for Brazilian IF Students”, que concede bolsas de estudo no Canadá.


Publicado em: 08/06/2016

 

____________________________________________________________________

IFSULDEMINAS seleciona estudantes de cursos de tecnologia para concorrer a bolsa de estudo no Canadá

Inscrições seguem até o dia 01 de junho de 2016

- Chamada - Seleção do Programa “CICanScholarships for Brazilian IF Students”
- Anexo II - Carta de recomendação

Estudantes dos cursos de tecnologia do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se inscrever, a partir desta quarta-feira, 25 de maio, para a pré-seleção ao Programa Internacional “CICanScholarships for Brazilian IF Students”, que tem por objetivo selecionar 10 estudantes brasileiros para estudarem por 16 meses no Canadá com previsão de início para setembro de 2016 (data a ser informada posteriormente) e término em dezembro de 2017.

O programa é realizado por meio de parceria entre o Colleges and Institutes Canada (CICan) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federall (Conif). Cada instituto poderá indicar até dois alunos que serão avaliados pelo Conif e pelo CICan.

Serão concedidos sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

Os cursos do IFSULDEMINAS que se enquadram nos requisitos são:

Campus Inconfidentes: Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Redes de Computadores;

Campus Machado: Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Cafeicultura;

Campus Muzambinho: Tecnologia em Cafeicultura;

Campus Passos: Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Produção Publicitária;

Campus Poços de Caldas: Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão Comercial.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até o dia 01 de junho, pessoalmente na Reitoria do IFSULDEMINAS na Assessoria de Relações Internacionais, situada na Av. Vicente Simões 1111, Bairro Nova Pouso Alegre, na cidade Pouso Alegre (MG). As inscrições devem ser feitas somente das 08h às 12h, aos cuidados de Júlio Antônio Moreira Gomes. E por e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), o candidato deverá scannear em formato PDF todos os documentos e enviar com assunto: Inscrição chamada Canadá.

Documentos

– Histórico Escolar da Graduação, incluindo o semestre em curso no momento da inscrição; (está autorizada a entrega do histórico digitalizado emitido pelo SISTEMA ACADÊMICO DO CAMPUS, desde que devidamente assinado e carimbado pelo coordenador do curso do respectivo curso, e também pela secretaria do campus);
– Curriculum Vitae atualizado, preferencialmente emitido pela plataforma Lattes;
Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver;
– Declaração de participação de comissão de organização de eventos;
– Uma carta de motivação expondo os motivos que lhe qualificam com um candidato ideal para a seleção, explicitando como a sua experiência anterior em organização de eventos pode contribuir para a realização do evento na França.
– Comprovante de proficiência de língua inglesa TOEFL ITP (mínimo 537 pontos) ou IELTS (6,0). 7.4. Além da documentação especificada, o candidato deverá solicitar a pelo menos dois professores o preenchimento de uma carta de recomendação (Anexo II). As cartas de recomendação deverão ser encaminhadas diretamente pelos professores sem nenhum intermédio dos alunos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 01/06/2016. Só serão considerados aptos os candidatos que obtiverem pelo menos a nota 70 (setenta) nas duas cartas de recomendação emitidas pelos docentes.

Requisitos

Poderão participar todos os alunos devidamente matriculados nos cursos mencionados, que atendam aos seguintes requisitos: ser aluno de curso Tecnólogo do IFSULDEMINAS; Estar regularmente matriculado em um dos cursos elegíveis para o programa; Ter concluído no mínimo 2 períodos (semestres) consecutivos do curso, sem reprovações ou notas incompletas ou repetições; Dispor de CoRa de no mínimo 7 pontos, no momento da candidatura, entre outros.

Seleção e resultado

Após o recebimento de todas as inscrições, será formada uma comissão especialmente composta para avaliação das candidaturas. Os instrumentos utilizados para a definição do integrante da comitiva institucional respeitarão os critérios contidos no item 7.3 da Chamada. A falta de algum documento acarretará na desclassificação do aluno. O resultado da pré-seleção estará disponível, no site do Instituto, entre os dias 15 e 17 de junho de 2016. Já o resultado final, com a relação dos 10 alunos dos IF’s das instituições da rede federal brasileira, será divulgado em 30 de Junho de 2016.

Bolsas

O programa será integralmente financiado pelo Cican. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos que cobrirá as seguintes despesas: Passagem aérea ida e volta Brasil-Canadá-Brasil; Subsídio para cobrir o material de estudo; Auxílio financeiro para a instalação do estudante no país; Seguro médico internacional; Bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá; Taxas escolares; Despesas com testes de idiomas. A bolsa de manutenção recebida pelos candidatos aprovados não cobre o valor de emissão de documento de viagem (passaporte) e os custos com emissão de vistos.

Mais informações sobre o programa

O CICanScholarships for Brazilian IF Students é um programa internacional desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração como Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Tem por objetivo o desenvolvimento de mão de obra altamente qualificada em áreas tecnológicas para atender a demanda social brasileira; Inserção do contexto da internacionalização no processo de formação acadêmica das instituições federais de educação tecnológica do Brasil; Permissão que outras camadas do setor produtivo tenham acesso a programas de mobilidade internacional; Incremento da importância do desenvolvimento de habilidades de língua estrangeira para a formação tecnológica brasileira; Auxilio ao incremento da competitividade econômica através da formação de mão-de-obra altamente qualificada.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/05/2016

Fim do conteúdo da página