Página inicial > PROEX > Encerramento IF Mais Empreendedor Nacional 2021

Encerramento IF Mais Empreendedor Nacional 2021

IF Mais Empreendedor Nacional 2021 encerra compartilhando atuações bem-sucedidas na Rede EPCT

if mais empreendedor nacional finalNa terça-feira (14/12), ocorreu a cerimônia de encerramento da edição 2021 do programa IF Mais Empreendedor Nacional. O evento on-line, realizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi transmitido pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube e reuniu representantes de todas as regiões do país.

O programa é uma ação do IFSULDEMINAS em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, com o objetivo de desenvolver projetos de apoio e orientação a microempreendedores e empreendedores individuais afetados negativamente pela pandemia da Covid-19, por meio de ações de remodelagem de negócios realizadas por equipes, formadas por 1.500 estudantes e quase 300 servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) em todo o Brasil.

Autoridades

Em seu discurso de abertura, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Tomás Dias Sant'Ana, parabenizou o IFSULDEMINAS pela condução do programa e afirmou que o IF Mais Empreendedor tem ajudado e construído processos de melhorias contínuas e de mudança no setor produtivo, devido à capilaridade, conhecimento e expertise da Rede EPCT.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, saudou os participantes e comentou sobre o sucesso do programa, que começou como um projeto-piloto do IFSULDEMINAS e  foi potencializado e incorporado pela Rede EPCT. “De um lado, foi oportunizado aos empreendedores a remodelagem de negócios e, por outro, tivemos o ganho educacional com o desenvolvimento de habilidades e competências em nossos estudantes. Agora, ao finalizarmos esta edição, é um momento de reanálise, que nos levará a adequações que possibilitem a ampliação desse programa, em atendimento às demandas”.

Depoimentoslogo

Durante o evento foram compartilhadas as experiências das equipes que atuaram na realização dos projetos. Os estudantes foram representados pela aluna índígena Gilvane Maria da Silvam, do IF Sertão - Pernambuco, cujo projeto atuou junto a associações de índios e quilombolas. “Aprendemos bastante; foi uma experiência única que proporcionou muito desenvolvimento. Percebemos que a produção artesanal não era apenas para a venda de peças, mas, também, uma forma de resistência e reconhecimento de sua cultura.

Falando pelas coordenações institucionais do programa, o servidor do IFRO, Juliano Christian, destacou a relevância do IF Mais Empreendedor para gerar impacto e entrosamento dos institutos federais com a comunidade, por meio das intervenções realizadas. “Aos nossos alunos, o programa vem trazer experiências um pouco diferentes do que eles estavam acostumados a ter, que vão além dos estágios. Agora, eles passam a ter experiência real no mundo do trabalho! Automaticamente, o programa promove outras aberturas, como a possibilidade de network e, como ocorreu com estudantes do IFRO, alguns já estão com vagas garantidas junto ao empreendimento onde fizeram intervenções”.

Empreendedores que receberam as consultorias também estiveram presentes e contaram suas experiências. Mariana produz alimentos sem glúten, no Rio Grande do Sul, e contou que o projeto a ajudou no momento de transição de seu negócio, que era conduzido em casa e foi transferido para uma cozinha industrial. “Os bolsistas e professores do projeto foram fundamentais. As atividades propostas ajudaram a desenvolver toda a atividade administrativa da empresa com muito mais facilidade. Desenvolvi o setor financeiro, o controle de estoque, a divulgação de produtos pelas redes sociais e o marketing empresarial. Considero isso uma sorte!”

Edição 2021

Para viabilizar a proposta nacional, o IFSULDEMINAS lançou em março deste ano uma chamada pública para que as instituições da Rede aderissem ao IF Mais Empreendedor Nacional. A partir daí, as instituições selecionaram suas próprias equipes e coordenadores, além dos empreendimentos que irão receber a intervenção. A gestão administrativa e operacional do pagamento de bolsas para a execução dos projetos e pela verificação do enquadramento das propostas e documentos institucionais ficou a cargo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 20/12/2021