Página inicial > PROEX > Programa de Serviço Cívico na França

Programa de Serviço Cívico na França

IFSULDEMINAS faz pré-seleção de estudante ou egresso da instituição para realizar projeto agrícola na França

Divulgado resultado final

- Edital 217/2021Resultado Finall - publicado em 23/12/2021

- Resultado Preliminar - publicado em 21/12/2021

logo liceu francêsEm função do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Ministério da Agricultura da França e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais abriu processo para selecionar um estudante ou egresso da instituição interessado em participar, durante seis meses, do Programa de Serviço Cívico na França, em 2022. A seleção é regida pelo edital 217/2021 (disponível no topo da matéria)

O Serviço Cívico é um compromisso para uma missão de interesse geral. O selecionado irá desenvolver um projeto na área agrícola na instituição de ensino francesa Bourges-Le Subdray e junto aos parceiros do estabelecimento, no período de abril a outubro de 2022.

Requisitos

Para concorrer à vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado no 10º período do curso de Engenharia Agronômica dos Campi Machado ou Muzambinho ou deve ser egresso desses cursos ou do curso Técnico em Agropecuária (Integrado ou Subsequente) dos Campi Inconfidentes, Machado ou Muzambinho (desde que tenha colado grau a partir de 2019). Além disso, os demais requisitos são: ter idade entre 18 e 25 anos; apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete); e ter facilidade de adaptação em outro país.

A Missão não tem por objetivo principal o intercâmbio para realizar um curso de Francês, entretanto, é desejável que o candidato tenha noção básica desse idioma. Contudo, caso o aprovado não tenha conhecimento sobre a língua francesa, será concedido um curso de Francês pela instituição anfitriã, para facilitar a comunicação básica.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período de 08 a 19 de dezembro de 2021, por meio do envio dos documentos digitalizados em formato PDF solicitados no item 3.3 do edital para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá ser: nome e sobrenome do candidato_Serviço_Cívico_França_IFSULDEMINAS.

Recursos financeiros

Para o selecionado será oferecida uma bolsa no valor mensal de 580,62€ (quinhentos e oitenta euros), que deverá cobrir os gastos de permanência na instituição francesa. Além disso, haverá um aporte financeiro no valor aproximado de 300€ (trezentos euros) para a compra da passagem aérea internacional para a França. Todos os valores serão administrados pela instituição anfitriã.

Seleção

A etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os seguintes critérios de seleção:

1) Participação como membro da Comissão Organizadora de eventos de Extensão devidamente registrados: 3 pontos (limitado a 4 participações);

2) Participação como Palestrante em eventos devidamente registrados:3 pontos (limitado a 3 participações);

3) Comprovação de apresentador principal de trabalho científico (comunicação oral ou pôster) em evento acadêmico (Seminário, Simpósio, Jornada Científica, Congresso etc): 5 pontos por apresentação (limitado a 5 comprovações);

4) Comprovação em participações em congressos ou eventos de caráter científico relacionados ao curso do candidato: 2 pontos por participação (máximo de 8 certificados serão pontuados);

5) Carta de Motivação: 0 a 10 pontos, avaliando a motivação, objetivo do programa, qualidade enquanto discente, contribuição da mobilidade para o IFSULDEMINAS, demonstrando expectativas e possíveis colaborações durante o programa ao retornar ao Brasil;

6) Certificado de conclusão de curso de francês, mínimo 40 horas, devidamente reconhecido pelo MEC: 3 pontos;

7) Certificado de conclusão de curso de francês, mínimo 30 horas, via CELIN do IFSULDEMINAS ou programa NOVOS CAMINHOS do IFSULDEMINAS: 5 pontos.

Observação: serão aceitos apenas os comprovantes relacionados ao curso de graduação ou curso Técnico do estudante do IFSULDEMINAS e no período por ele matriculado de acordo com o Histórico Escolar, exceto os itens 6 e 7.

O candidato que obtiver a maior nota no processo conduzido pelo IFSULDEMINAS, terá sua candidatura enviada ao Serviço Cívico ligado à instituição francesa, cabendo a ela a decisão de aceitar ou não a candidatura.

Em caso de dúvidas sobre esse edital, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações sobre a instituição de ensino francesa Bourges-Le Subdray, acesse: https://bourges.educagri.fr/

Evento Data
Período de Inscrições
08 a 19 de dezembro de 2021