Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Portugal

Intercâmbio - Portugal

Estudantes de cursos superiores do IFSULDEMINAS podem participar de seleção para intercâmbio em Portugal

- Edital Nº 024/2016

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem participar de seleção para intercâmbio em Portugal. São disponibilizadas três vagas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O intercâmbio terá duração de cinco meses, com início em agosto deste ano até janeiro de 2017.

Os interessados poderão ser inscrever a partir desta quarta-feira, 01 de junho até o dia 17 do mesmo mês. Toda a documentação deverá ser encaminhada, via material impresso, por correio, via sedex. E, ainda poderá ser entregue pessoalmente ou por terceiros, via procuração, feita em cartório, na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente, das 8:00 às 13h30 no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA a/c: Ana Paula Villela Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre/ Pouso Alegre – MG CEP: 37.550-000. (Confira documentação no Edital).

Formulários para inscrição

- Anexo I - Formulário
- Anexo II - Carta de motivação
- Anexo III - Carta de recomendação
- Anexo IV - Registros - Projetos NIPE
- Anexo V - Formulário para recursos

Os candidatos poderão se inscrever somente nas seguintes áreas no IPB:

- Zootecnia
- Biologia e Biotecnologia
- Engenharia Agronômica
- Ciência e Tecnologia dos Alimentos
- Contabilidade
- Educação Ambiental
- Informática e Comunicações
- Enfermagem
- Veterinária
- Gestão e Administração Pública
- Engenharia química
- Biologia
- Engenharia Civil
- Marketing
- Tecnologias da Comunicação

O edital não provê pagamento de bolsas, passaporte, visto, auxilio para pagamento de passagens ou seguro de saúde internacional. O Instituto Politécnico de Bragança oferece o alojamento, almoço e jantar gratuitos, não inclui café da manhã. É responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos com: passagens aéreas ida e volta, passaporte, visto, seguro de saúde internacional e demais gastos que venha a ter em Portugal.

Requisitos
O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos: Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; Ter nacionalidade brasileira; Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição; Possuir documento oficial de identidade válido e CPF; Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; o candidato não poderá ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório); Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item eliminatório); entre outros. (Lista completa no Edital).

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para o IPB que analisará as candidaturas e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS.

Lançamento do Edital

01 de junho de 2016

Data final das inscrições

17 de junho de 2016

Divulgação do resultado preliminar

24 de junho de 2016

Prazo para recursos

27 de junho de 2016

Resultado dos recursos

29 de junho de 2016

Divulgação do resultado final

29 de junho de 2016

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada por meio do site do IFSULDEMINAS. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações. Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas e utilizando o formulário do ANEXO V.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
01/06/2016