Página inicial > PROEX > Curso de Português como Língua Estrangeira

Curso de Português como Língua Estrangeira

IFSULDEMINAS forma mais 57 alunos estrangeiros em curso on-line de Português como Língua Estrangeira

Tela RafaelDepois de cinco meses de aula, 57 estudantes estrangeiros matriculados no curso "Português como Língua Estrangeira (PLE)", ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) ao longo de 2021, concluíram os estudos. O curso foi realizado de maneira totalmente on-line, do dia 19/04 a 30/09, e contou com a participação de alunos de instituições da Argentina, Peru e Colômbia, conveniadas ao IFSULDEMINAS. Esta foi a quarta oferta do curso para estudantes estrangeiros, que ocorre anualmente desde 2018.

A ação, organizada pela Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi executada por meio do apoio docente vindo dos campi Inconfidentes, Pouso Alegre e Passos, com os professores Everaldo Ferreira, Daniel Lupinacci, Lucas Firmino e Kelly D'Angelo, sob a coordenação dos professores Rafael Gomes Tenório e Ana Paula Villela, ligados à CGRI.

O curso aconteceu em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle, e contou com 18 lições, além de atividades síncronas, momento de interação entre professor e estudantes. De acordo com o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rafael Gomes Tenório, o enfoque do curso foi o ensino do português aliado à cultura. "O objetivo foi diminuir as fronteiras linguísticas com a possibilidade do ensino da língua portuguesa e também trabalhar os fatores culturais, demonstrando as diferenças e semelhanças entre nossos costumes com os países dos nossos estudantes".

Um exemplo de como esta ação foi bem avaliada pelas instituições estrangeiras veio da Universidade César Vallejo, do Peru. A diretora de Relações Internacionais da universidade enviou à CGRI uma carta em que agradece as quinze vagas no curso, preenchidas por estudantes, professores e gestores da UCV. “Felicito a excelente metodologia utilizada, a liderança do Dr. Rafael Gomes Tenório e o desempenho de todos os professores que estiveram encarregados de assessorar cada grupo de trabalho. Esta iniciativa fortalece os laços de amizade entre o IFSULDEMINAS e a UCV, além de nos motivar a continuar realizando diferentes atividades acadêmicas e culturais que fortalecerão ainda mais os laços de amizade entre dois países irmãos como o Brasil e o Peru. Temos consciência da importância do intercâmbio interinstitucional para o avanço do conhecimento científico e tecnológico, a pesquisa e a cultura em geral; por isso, reiteramos nosso agradecimento e esperamos continuar realizando diversas atividades que beneficiem ambas instituições”, declarou Gioconda Carmela Bellomo Montalvo.

Confira a seguir alguns depoimentos de professores e estudantes sobre o curso!

Depoimentos/professores

professor everaldo 2

"Ensinar a nossa língua para aqueles que não a falam tem sido um desafio muito compensador e um aprendizado muito grande para mim. Fico extremamente feliz e realizado quando percebo que meus alunos estrangeiros tornam-se capazes de se expressar em português. Espero poder contribuir por muito tempo com esse projeto maravilhoso"Everaldo Ferreira (Campus Inconfidentes).

ana paula nova

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Não só ensinei como também aprendi muito com os meus alunos, adquirindo novas percepções no ensino de português como língua estrangeira. Estive diante de outros costumes e cultura compartilhando ideias e aprendizado”Ana Paula Villela (CGRI).

Depoimentos/alunosestudante magda

“Foi uma experiência muito agradável com o professor e com os colegas de outros países. Gostei muito da metodologia, da plataforma, das tarefas, do material e das avaliações. Preciso passar um tempinho em Minas Gerais…”, Magda Rubi Rodriguez Yupanqui (estudante peruana).

estudante Valéria

"Sem dúvida, posso dizer que este curso me enriqueceu muito, podendo ter contato com colegas de outros países e com professores muito atenciosos. Fiquei muito feliz por poder compartilhar um pouco da minha cultura também, sendo eu, originalmente do Peru, com meus colegas peruanos, colombianos, argentinos e com o meu professor brasileiro, não poderia haver experiência mais completa", Valéria Velásquez (estudante peruana).

Confira alguns registros das aulas on-line

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS - com informações da CGRI
Data: 01/10/2021