Página inicial > PROEX > Diálogo: Extensão e Curricularização no IFSULDEMINAS

Diálogo: Extensão e Curricularização no IFSULDEMINAS

Pró-Reitoria de Extensão promove o evento on-line: Diálogo: Extensão e Curricularização no IFSULDEMINAS

diálogo finalAcontece nesta quinta-feira (16/09), a partir das 15h, o evento on-line “Diálogo: Extensão e Curricularização no IFSULDEMINAS", espaço aberto para a discussão da temática e apresentação de relatos sobre os processos de implementação da Extensão como atividade curricular obrigatória nas unidades do Instituto. Toda a comunidade acadêmica está convidada a assistir a transmissão ao vivo, que será feita pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube.

O evento contará com a palestra "Curricularização da Extensão no Ensino Superior no Campus de Machado", ministrada pela coordenadora-geral de Extensão e pelo diretor de Ensino do Campus Machado, Michelle da Silva Marques e Pedro Luiz Costa Carvalho, respectivamente.

Também haverá a palestra "Implantação e implementação da Curricularização da Extensão no Campus Avançado Carmo de Minas”, proferida pela docente do Curso de Administração daquela unidade do Instituto, Michele Silva Ribeiro.

Além disso, o diretor de Extensão (2018-2019) do Instituto Federal de Santa Catarina, Tomé de Pádua Frutuoso, falará sobre "A evolução do conceito de Extensão na educação no Brasil.

Saiba mais

O Plano Nacional de Educação (PNE 2014 -2024) apresenta metas para educação brasileira e traça estratégias para atingi-las, dentre elas a “creditação curricular”, conhecida como curricularização da Extensão. Esta meta indica que se deve “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (PNE, 2014).

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o processo de curricularização da Extensão no Instituto iniciou-se pela publicação da Resolução 091/2019, que dispõe sobre a aprovação das diretrizes para inclusão das atividades de Extensão nos currículos dos cursos do IFSULDEMINAS. A resolução ainda reafirma o conceito de extensão enquanto um processo educativo interdisciplinar, cultural, científico e tecnológico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre as instituições e a sociedade.

Confira aqui mais informações sobre o processo de curricularização da Extensão no IFSULDEMINAS.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 13/09/2021