Página inicial > PROEX > Mobilidade Estudantil

Mobilidade Estudantil

Estudantes contemplados pelo edital de Mobilidade Estudantil recebem orientações sobre o intercâmbio

Os destinos são: Argentina, Peru, Uruguai, Colombia e México

fotomateria

Na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, 30 estudantes dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre, selecionados no Programa de Mobilidade Estudantil - 2016, participaram de uma reunião realizada na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Os estudantes viajarão para países de língua espanhola localizados na América latina e América do Sul.

A reunião teve como objetivo informar sobre o intercâmbio, o cronograma e a documentação necessária para o embarque. Neste ano, o Programa de Mobilidade completa sua quarta edição. Em 2015, os 20 alunos selecionados viajaram apenas para o México e Colômbia. Desta vez, os contemplados irão para cinco países diferentes: Argentina, Peru, Uruguai, Colombia e México.

O reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli e os pró-reitores Cleber Ávila Barbosa (Extensão), José Luíz de Rezende Pereira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino) deram as boas-vindas aos estudantes. A reunião foi conduzida pela assessora de Relações internacionais, professora Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli que falou sobre as regras gerais do programa, o relacionamento com as universidades estrangeiras e os procedimentos que devem ser cumpridos pelos estudantes, entre outros assuntos.

Neste ano, os critérios de seleção foram mais apurados, assim como as cobranças com relação ao feedback dos alunos sobre a experiència, explica Narayana. "São itens obrigatórios: cursar 5 disciplinas; obter aprovação; não trancar o curso ou transferir de IES ao retornar do intercâmbio. São formas de dar retorno à instituição e à comunidade acadêmica, daquilo que aprenderam e podem trazer para aprimorar o IFSULDEMINAS".

Marcelo Bregagnoli desejou aos alunos um bom aproveitamento do período de intercambio, ressaltando a importância dessa experiência para a vida acadêmica. “Mesmo nesse momento delicado, estamos priorizando investimentos na formação dos estudantes. Por isso, é importante que vocês tenham o compromisso de levar o nome do IFSULDMEINAS às universidades estrangeiras”.

O pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa ressaltou a importância do programa, esclarecendo que a instituição precisa do comprometimento dos estudantes para dar continuidade à ação. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luíz Resende Pereira destacou o intercambio como uma oportunidade para o aluno multiplicar seu conhecimento, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho mencionou a oportunidade como uma experiência que abre portas, promove o conhecimento técnico e também, o desenvolvimento pessoal.

Sobre o programa

O objetivo do programa é auxiliar os estudantes de cursos de graduação participantes do Programa de Mobilidade Estudantil, no repasse financeiro para custear suas despesas de alojamento e alimentação, em forma de auxílio, para intercâmbio estudantil de 4 meses, com instituições internacionais de Ensino Superior em países como: Argentina, Peru, Uruguai, Colombia e México.

Expectativas

"Os alunos estão muito animados e parecem ter muito interesse em participar de projetos de pesquisa, extensão, estágios, entre outros. Esperemos, cada vez mais, receber bons resultados do processo de ensino/aprendizagem efetivado através desta experiência", disse Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli.

Dario Carvalho Ramos, estudante do curso de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes, contou que desde que iniciaram as aulas, interessou-se pela possibilidade de fazer intercambio. "Estou ansioso pela viagem, espero aprender com eles e levar minha experiência no curso de Gestão Ambiental, assimilar também um pouco da cultura e da convivência no país, além de participar de projetos de pesquisa e extensão"
A estudante do curso de Educação Física Brígida Carvalho Felipo, do Campus Muzambinho, já se prepara para a viagem ao México. "Uma colega de sala fez intercâmbio em Merida, por meio do edital de mobilidade do ano passado. Estou muito animada, já busquei informações sobre a universidade, a região e a cultura do país".

Confira os estudantes contemplados pelo Programa de Mobilidade

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria