Página inicial > PROEX > Projetos PNAE

Projetos PNAE

IFSULDEMINAS lança edital de apoio a projetos de fomento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

- Edital Nº 21/2016

Com objetivo de conceder bolsas para discentes em projetos de extensão com ou sem interface com a pesquisa para fomento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS divulga o Edital Nº 21/2016.

Para participar os interessados, deverão submeter as propostas até o dia 13 de junho, via GPPEX com os seguintes documentos anexos: projeto completo conforme Anexo I; plano de trabalho dos(as) bolsista(s) conforme Anexo II (sem indicação de nomes, pois a seleção deverá ser feita posteriormente) e termo de Aceite (Anexo IV) assinado pelo Coordenador da proposta e declaração de estar quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores conforme Anexo V.

Propostas

Será considerado como projeto de extensão voltado a ações de fomento ao PNAE, todas as propostas que contribuam com a promoção, implantação ou fortalecimento do programa na região e que esteja alinhado às diretrizes da alimentação escolar:

– o emprego da alimentação saudável e adequada;

– a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem;

– a universalidade do atendimento;

– a participação da comunidade no controle social;

– o apoio ao desenvolvimento sustentável;

– o direito à alimentação escolar;

– a segurança alimentar e nutricional.

Requisitos para participação

Para ser orientador da proposta é preciso:

– ser servidor(a) efetivo(a) ou substituto(a) do IFSULDEMINAS;
– estar cadastrado(a) na Plataforma Lattes/CNPq;
– não ter nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS (atestada pelo NIPE, conforme Anexo V, nos casos de editais dos Campi e comprovada pela PROEX, no GPPEx, no caso de editais da Reitoria);
– incluir o nome dos(as) bolsista(s) nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários cujos resultados tiveram a participação efetiva dos(as) mesmos(as);
– é vedado ao(à) orientador(a) repassar a orientação de seus(suas) bolsista(s) a outro(a) servidor(a), salvo por autorização expressa da PROEX mediante solicitação com 30 dias de antecedência;
– não estar afastado(a) legalmente de suas atividades como servidor(a) do IFSULDEMINAS.

Bolsas de Apoio Técnico

Poderão ser requeridas bolsas de apoio técnico para profissionais externos ao quadro de servidores do IFSULDEMINAS, desde que as atividades a serem realizadas pelo bolsista demandem profissionais especializados(as) em áreas específicas que não sejam do domínio do(a) coordenador(as) e dos(as) integrantes da equipe da proposta apresentada.

A bolsa de apoio técnico em extensão será no valor mensal de R$ 550,00 (Quinhentos e cinquenta reais) referente a uma carga horária máxima de 10 horas semanais. A carga horária semanal poderá ser reduzida, respeitando-se nesse caso, o valor da bolsa proporcional às horas dedicadas ao projeto. Já profissionais com vínculo celetista ou servidor(a) público(a) somente poderão ser bolsistas de apoio técnico caso comprovem dispor de carga horária compatível com as atividades do projeto e após autorização expressa do IFSULDEMINAS e de sua chefia ou órgão ao qual esteja vinculado. (Confira todos os requisitos no Edital).

Bolsa para estudantes do IFSULDEMINAS

– Graduação: bolsa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), referente a uma carga horária de 12 horas semanais.

– Ensino técnico profissionalizante: bolsa no valor mensal de R$ 200,00 (duzentos reais), referente a uma carga horária de 06 horas semanais.

– Para se candidatar à bolsa nos projetos contemplados nesse edital o aluno do IFSULDEMINAS deverá apresentar, obrigatoriamente, declaração do NIPE (ou setor equivalente) de seu campus atestando que, nos últimos 12 meses não desistiu, sem justificativa, de bolsa de outro projeto. Na declaração deverá constar ainda que o estudante cumpriu todas as obrigações desse(s) outro(s) projeto(s) do(s) qual(is) foi bolsista.

Recursos

Serão disponibilizados R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Cada projeto poderá solicitar valores compatíveis com as ações propostas, sendo que este valor já deverá contemplar todas as despesas (inclusive custeio de bolsas) necessárias para a sua integral execução em até 12 (doze) meses possíveis. Os itens que são financiáveis são: material de consumo (custeio); material permanente (capital); serviços de terceiros (Bolsa de apoio técnico).

Resultado

A divulgação do resultado final será no dia 22 de junho no site do Instituto: www.ifsuldeminas.edu.br.

Etapa Período
Publicação do Edital 16 de maio de 2016
Período de submissão das propostas

16 de maio de 2016