Página inicial > PROEX > 1º IFCHESS

1º IFCHESS

IFSULDEMINAS lança o 1º IFCHESS

Ação institucional on-line oferece treinamento e competições de xadrez

1 ifchess storesOs setores de Esportes e Lazer do Campus Machado e do Campus Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promovem o 1º campeonato e treinamento de xadrez on-line institucional, o IFCHESS. O projeto é aberto a estudantes, servidores e colaboradores de todas as nove unidades do Instituto e tem por objetivo ensinar e/ou aperfeiçoar os conhecimentos no jogo, nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Como se inscrever

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 23 de julho por meio deste link

Como funciona

O IFCHESS ocorrerá de forma totalmente on-line, por meio de plataformas virtuais. O único requisito eletrônico para participar é ter/usar um meio eletrônico com acesso à internet.

Para os iniciantes e jogadores de nível intermediário, os encontros serão semanais para treinamento de xadrez.

Já para quem tiver conhecimento avançado na modalidade, haverá competições individuais e por equipe (4 integrantes). Neste último caso, os ganhadores irão representar o IFSULDEMINAS na versão on-line dos Jogos dos Institutos Federais (E-JIFs) 2021, que substitui os tradicionais Jogos dos Institutos Federais (JIFs), evento anual da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Idealização

O IFCHESS nasceu da união dos projetos “Xeque-Mate”, do Campus Machado, e do “Clube do Xadrez”, do Campus Poços de Caldas, ambos desenvolvidos desde 2014. Segundo o coordenador de esportes da instituição, Carlos Henrique Paulino, a proposta de institucionalizar os torneios surgiu devido ao isolamento social, causado pela Covid-19. “Unir a tecnologia em prol dos alunos, em tempo de pandemia, é usar o meio virtual para proporcionar saúde e bem-estar. A modalidade xadrez já era muito praticada no meio virtual desde antes deste período de quarentena que estamos vivendo, porém, agora, tornou-se ferramenta indispensável para proporcionar saúde mental e interação entre nossos alunos do IFSULDEMINAS. Graças à sinergia entre os coordenadores de Esportes dos nossos campi, esta é a terceira ação que veiculamos para nossos alunos [as outras duas foram o 1º Torneio institucional de League of Legends e a Liga dos Cartoleiros do IFSULDEMINAS].

Mais informações

Se houver dúvidas, basta entrar em contato, por Whatsapp, com o número (35) 98829-5556.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 08/07/2021