Página inicial > PROEX > Gestão do PNAE para a Rede Federal

Gestão do PNAE para a Rede Federal

Curso de Gestão do PNAE para a Rede Federal terá aula inaugural no dia 30/06

WhatsApp Image 2021 06 16 at 08.28.01Na próxima quarta-feira (30), às 7 horas da noite, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) dará início às atividades do curso de capacitação de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A oportunidade atual é voltada exclusivamente para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

O evento on-line será transmitido pela TV IFSULDEMINAS, canal do Instituto no Youtube, e deverá ser acompanhado pelos 200 servidores selecionados por meio de edital específico. Para assistir à aula basta clicar neste link.

A aula inaugural será dividida em duas partes. Na abertura, haverá a participação do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, do pró-reitor de Extensão e do coordenador do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da instituição, Cleber Avila Barbosa e Rogério Robs Fanti Raimundo, respectivamente. Ainda haverá a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, e de um representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na sequência, será a vez dos alunos ouvirem os professores das quatro unidades do curso, Nathália Lopes Caldeira Brant, Luiz Carlos Dias Rocha, Maria do Socorro Martinho Coelho e Rogério Robs Fanti Raimundo.

O Curso

Oferecido desde 2015, ora para entidades executoras municipais, ora estaduais ou federais, seu objetivo é realizar formação para apoio à gestão do PNAE, em especial para facilitar a aquisição de produtos da Agricultura Familiar e permitir que os concluintes atuem como atores e multiplicadores da implementação e execução do programa de alimentação, junto a suas unidades e entidades. É ofertado na modalidade a distância, com carga de 60 horas. A iniciativa é uma ação do IFSULDEMINAS, por meio do CECANE, com apoio do FNDE.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 24/06/2021