Página inicial > PROEX > Idiomas

Primeira turma conclui cursos FIC de conversação em inglês e espanhol

conversacao 2No período de 20 de abril a 12 de junho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) ofereceu, pela primeira vez, os cursos on-line de conversação dos idiomas inglês e espanhol, totalmente gratuitos, em parceria com a Universidaded de Cundinamarca, da Colômbia. Por meio da Coordenadoria-geral de Relações Internacionais e do Centro de Línguas (CELIN) do Instituto foram abertas 85 vagas (50 para as turmas de inglês e 35, de espanhol). As aulas eram voltadas para estudantes, egressos, servidores, além de membros da comunidade externa.

Uma das alunas de espanhol foi a servidora da Reitoria do IFSULDEMINAS, Ana Paula Villella, que já lê e escreve em espanhol, mas ainda se sentia insegura para conversar na outra língua. "Eu já havia feito cursos de espanhol em uma escola de idiomas e com um professor particular chileno, mais focados na gramática e na leitura. Quando me inscrevi no FIC, queria fazer algo específico para treinar a habilidade da Fala. Gostei muito do resultado alcançado", relatou.

Segundo o Assessor Internacional do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, foram mais de 400 inscrições nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), uma procura quase cinco vezes maior do que o número de vagas ofertadas. "Foi um resultado extremamente positivo, recebemos muitos elogios, pois foi um curso virtual de qualificação, durante um período em que as pessoas estão ficando mais em casa, devido à pandemia do Coronavírus. Pelo êxito, a Coordenadoria está avaliando a possibilidade, inclusive, de uma nova oferta", antecipou.

As aulas aconteceram totalmente a distância, por uma plataforma virtual, onde alunos e professor interagiam cerca de duas horas por semana. A forma como o curso foi elaborado e oferecido foi analisada positivamente pela servidora, da Reitoria, Paloma Oliveira Milagres. "Achei o curso de inglês muito interessante, prático e muito criativo. Foi muito diferente dos outros que já fiz. O professor estimulou o tempo todo a conversação em inglês, abordando temas do dia a dia. Estou muito satisfeita com o professor, com o material trabalhado e com os meus colegas que, assim como eu, estavam bastante interessados em melhorar as suas habilidades e contribuíram muito com o meu desenvolvimento no curso. Com certeza, recomendo o curso a todos que tiverem interesse em aperfeiçoar o idioma", contou.

Texto: Ascom/Reitoria
Data: 23/06/2020