Página inicial > PROEX > Chamada para Mobilidade Estudantil em Portugal - 2020

Chamada para Mobilidade Estudantil em Portugal - 2020

Comunicado

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) através da Pró-reitoria de Extensão (ProEX) com a Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, informa o cancelamento das atividades de mobilidade academíca intenacinal do edital 47/2020. O motivo foi impulsionado por medidas protetivas, de ambas instituições, contra a COVID-19 (Coronavírus). Haverá reabertura de um novo processo porém, com data a ser definida.

Atualizado em: 17/03/2020

__________________________________________________

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio em Portugal

São 06 vagas para 03 Institutos Politécnicos e as inscrições vão até 27/03

- Edital 47/2020

Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão se inscrever para o Programa de auxílio mobilidade estudantil nos Institutos Politécnicos de Portugal de Bragança, Beja e Santarém. O edital disponibiliza duas vagas para intercâmbio de seis meses, para cada uma das Instituições, no período de setembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Assim, o primeiro aluno classificado para cada Instituto receberá auxílio financeiro referente ao pagamento de passagem aérea internacional, ida e volta, no valor de R$ 3.000,00; já para auxílio financeiro referente ao pagamento do seguro saúde internacional o valor é de R$2.000,00. No entanto, apenas os primeiros alunos classificados pelo Instituto Politécnico de Bragança e Politécnico de Santarém receberão auxílio financeiro no valor de R$ 4.000,00, pago em duas parcelas, referente aos gastos com alimentação.

É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos que excedam o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, além de gastos com passaporte, visto e demais despesas que venha a ter no país;

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de março (via sedex) e pessoalmente até o dia 31 de março na Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI). Toda a documentação deverá ser encadernada e com páginas numeradas, podendo ser numeradas a caneta. A falta de algum documento desclassificará o aluno, sem direito a recursos.

Os documentos deverão estar na seguinte ordem:

01) Ficha de inscrição do candidato (anexo IV)

02) Cópia do CPF e RG;

03) Cópia de Quitação de serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o sexo masculino;

04) Cópia da quitação eleitoral;

05) Comprovante de matrícula oficial;

06) Histórico Escolar oficial com coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA);

07) Declaração de Integralização do curso;

08) Carta de recomendação;

09) Plano de Atividades;

10) Currículo lattes;

11) Carta de Motivação;

12) Comprovantes que possuir na ordem do item 7.3.

No caso de entrega pessoalmente, ou por terceiros com procuração feita em cartório, o endereço é: setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente, das 8:00 às 17h00: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA – Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre/ Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465.

Requisitos

Alguns dos requisitos obrigatórios que deverão ser preenchidos pelos candidatos: estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter nacionalidade brasileira; ter ou ser maior de 18 anos no ato da inscrição; possuir documento oficial de identidade válido e CPF; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 75% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; não ter ultrapassado o máximo de 75% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório); ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item eliminatório); entre outros presentes no item 3 do edital.

Seleção

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação do candidato será enviada para o IPB que analisará a candidatura e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Após o parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS.

Data/Período

Modo/Local de operação

Período de inscrições
05/03/2020 a 27/03/2020 (via Sedex) e 31/03/2020 (pessoalmente na CGRI)
Coordenadoria Geral de Relações Internacionais – IFSULDEMINAS MOBILIDADE ACADÊMICA PORTUGAL Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465
Divulgação do resultado preliminar – 1ª fase
06/04/2020
Recurso para resultado preliminar – 1ª fase
Até 24h a partir da divulgação do Resultado Preliminar – 1ª fase
Divulgação do Resultado Final – 1ª fase
A a partir do dia 08/04/2020
Entrevistas - 2a Fase
13 e 14/04/2020
Via Skype
Divulgação do resultado preliminar - 2a Fase
A partir do dia 14/04/2020
Recurso para resultado preliminar - 2a Fase
Até 24h a partir da divulgação do Resultado Preliminar – 2ª fase
Resultado Final
A partir do dia 17/04/2020
Reunião obrigatória
04/05/2020 (tarde)
Reitoria (Pouso Alegre)
As datas constantes neste cronograma constituem mera previsão. A Comissão de Mobilidade Acadêmica poderá, a qualquer tempo, realizar alterações neste cronograma e informá-las através de publicações na página do edital, sempre mantendo-se os prazos de 24 horas para interposição de recursos.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
05/03/2020