Página inicial > PROEX > ELAP - 2020

ELAP - 2020

Estudantes de graduação podem se inscrever para Programa Futuros Líderes na América

Selecionados receberão bolsa para estudar durante 4 meses no Canadá

- Edital 38/2020

- Inscreva - se!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do acordo de cooperação acadêmica, firmado com o Sault College, no Canadá, oferta duas bolsas aos estudantes de graduação que queiram participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

O período de estudos para bolsas de graduação é de quatro meses compreendidos entre setembro e dezembro de 2020.

Bolsa

As bolsas consistem num total de $7.200 dólares canadenses,  que servirão para custear as despesas com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia. Para mais informações acesse a página do programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP)

Requisitos

Serão selecionados dois estudantes de graduação que atendam aos seguintes requisitos:

a) Ser maior de 18 anos;

b) Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS;

c) Ter cursado, no mínimo, 20% e no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório)

d) Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a (sete). (item eliminatório);

e) Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFSULDEMINAS;

f) Ter nível intermediário de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP:

Teste Internacional

Mínimo aceito

IELTS

TOEFL IBT

50

TOEFL ITP

550

Cambridge

162

Duolingo English Test*

85

* Duolingo English Test pode ser feito online, com resultado em até 48 horas do teste realizado. Mais informações: https://englishtest.duolingo.com/

Os documentos para inscrição estão especificados e listados no item 3.3. do edital.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP2020_SaultCollege_IFSULDEMINAS.

Seleção

A etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.2.1.

Resultado

Os candidatos que obtiverem as duas maiores notas no processo de Pré-seleção terão seus documentos enviados para o Sault College, com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-las ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido.

Recurso

O candidato poderá interpor recurso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Final, anexo III.

Período de Inscrições

10 a 28 de fevereiro de 2020