Página inicial > PROEX > Prêmio IPB

Prêmio IPB

Intercambista do IFSULDEMINAS recebe premiação por trabalho na área de Ciências Agrárias e Recursos Naturais

Premiação ocorreu no VI Encontro de Jovens Investigadores do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Fransuelen segurando a placa que recebeuDurante intercâmbio em Portugal, a estudante de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, Fransuelen de Oliveira Alves recebeu, neste mês, um prêmio no VI Encontro de Jovens Investigadores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O evento tem por objetivo promover a participação dos alunos envolvidos em investigação no IPB em eventos de natureza científica, apresentando publicamente os seus trabalhos de investigação e acolhendo a apreciação crítica da comunidade.

A jovem, de 22 anos, cursa no IPB disciplinas do curso de Engenharia Agronômica e realiza estágio não remunerado no laboratório de AgroBioTecnologia, onde teve a oportunidade de publicar um resumo sobre o trabalho desenvolvido e apresentá-lo no Encontro.

Pesquisa

No estágio, Fransuelen atua em campos de oliveiras da região de Região de Trás-dos-Montes, pesquisando sobre pragas e doenças dessa planta, além de coletar e fazer triagem de potenciais vetores transmissores de uma doença específica da oliveira. "Os insetos da infraordem Cicadomorpha (Hemiptera), atualmente, são responsáveis por um crescente impacto negativo na economia agrícola, dado à sua capacidade de transmissão de fitopatógénicos, como a bactéria "Xylella fastidiosa", associada à síndrome do declínio rápido da oliveira, que é transmitida exclusivamente por insetos dessa infraordem. Esta bactéria impede o fluxo de seiva dos vasos do xilema da planta, levando a oliveira à morte. A importância deste trabalho é a identificação desta bactéria em Portugal, pois torna importante a catalogação de potenciais vetores no território nacional, atuando de forma preventiva", esclareceu a intercambista.A estudante caminha pelo campo

Premiação

Como estagiária do laboratório onde a pesquisa está em andamento, Fransuelen escreveu um resumo do trabalho de pesquisadores do IPB e apresentou em forma de pôster no Encontro, que abordou as temáticas: Artes, Esporte, Turismo; Educação e Formação de Professores; Ciências Agrárias e Recursos Naturais; Tecnologias; Saúde e Proteção Social; Ciências Empresariais e Direito. "O evento foi aberto a todos os cursos do IPB. O prêmio foi uma placa da instituição de ensino portuguesa dada aos melhores pôsteres, dentro das suas categorias. Ganhei como melhor pôster na área de Ciências Agrárias e Recursos Naturais. Foi muito gratificante receber este prêmio, pois mostra sua importância e reconhece que todo trabalho que está sendo aplicado, está desde já, gerando resultados. Este intercâmbio está sendo uma experiencia incrível e inesquivável, pois estou conhecendo novas pesquisas, aprendendo e aprofundando mais conteúdos e conhecendo pessoas de vários países, de culturas diferentes. Estou amando!", declarou.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 18/12/2019