Página inicial > PROEX > Intercâmbio Colômbia e Peru

Intercâmbio Colômbia e Peru

Alunos do IFSULDEMINAS recebem orientações para intercâmbio

21 estudantes farão intercâmbio para dois países da América Latina no primeiro semestre de 2020

IMG 4139Para o primeiro semestre de 2020, alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) pertencentes aos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas embarcarão para uma experiência de intercâmbio com destino a Colômbia e Peru. Foram 21 estudantes contemplados pelo edital 160/2019. A equipe da Assessoria Internacional recebeu os alunos na Reitoria da Instituição, para orientá-los sobre o programa de Mobilidade Estudantil.

O assessor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, esclareceu dúvidas dos intercambistas, falando sobre as normas das universidades anfitriãs, a necessidade de adquirir um bom seguro-saúde e, também, sobre a possibilidade de participação em atividades de extensão, pesquisa e estágios.

“O intercâmbio é, como o próprio nome diz, a troca de experiência entre culturas e conhecimentos diferentes. A partir dele o discente é imerso num outro contexto, com a intenção de aprender novos conteúdos, tecnologias, mas, principalmente, elevar as ciências produzidas no Brasil e fortalecer a nossa cultura”, explicou.

Bolsas

O IFSULDEMINAS contemplará cada beneficiado com o auxílio financeiro de R$ 4.000,00 durante o primeiro semestre acadêmico  de 2020. Desta forma, dois mil reais serão  para a compra de passagem aérea e o restante, para custear despesas como o seguro internacional. A alimentação e a hospedagem, após acordo bilateral entre as instituições, será oferecida pelas universidades acolhedoras.

Os embaixadores

A fim de oferecer suporte aos intercambistas durante a estadia nos países hospedeiros, o Instituto Federal começou a contar, a partir de  2019, com o apoio de quatro emissários,  mediadores entre alunos e Instituições. “O papel do embaixador da Assessoria é fundamental para a melhoria da IMG 4274comunicação entre a reitoria e o campus. Eles ficam responsáveis por auxiliar os estudantes que vão para o exterior e, também, na organização da recepção dos que  que chegam do exterior”, explicou Rafael.

Para uma das embaixadoras do Programa de Mobilidade Estudantil, Juliana Tenório, o ato de mediar os discentes  é de extrema importância.“Somos o apoio dos intercambistas que aqui chegam sem conhecer nada de nossa escola, cultura e costumes. Dentro do campus, podemos facilitar a interação entre os estrangeiros, os alunos nativos e servidores, fazendo com que todos fiquem satisfeitos com a possível troca de idiomas, costumes e até mesmo disciplina”, explicou a servidora que atua  no campus Inconfidentes.

Expectativas

IMG 4123Lauana Daló, 21, do sexto período de Ciências Biológicas deInconfidentes, conta que o Intercâmbio no Peru contribuirá para a sua formação. “Esta é uma ótima oportunidade para a área que vou ingressar. Atualmente, participo de um laboratório de zoologia, especificamente com insetos e  borboletas. Este intercâmbio auxiliará na minha futura especialização em entomologia”. Juliana deverá ficar por aproximadamente cinco meses na Universidade Nacional de Piura.

Já para a estudante em Administração do Campus Machado, Renata Ribeiro,  22, o intercâmbio ajudará na  formação profissional e pessoal pois conhecerá outra língua,  cultura e um país com realidades diferentes. “Inicialmente me inscrevi no intercâmbio para conhecer outra cultura e, depois, consegui enxergar que vai além disso. Observando o plano de ensino da universidade, notei que a viagem agregará valores que vão além do cultural. Vou somar conhecimentos”. Renata deverá ir para a Colômbia, na Universidade de Unibagué.

Igor Oliveira, 21, conta que ficou muito feliz quando soube que foi um dos selecionados para o processo de intercâmbio. “Sempre tive o sonho de conhecer outros países e, agora,  começou a se materializar. Apesar de nunca ter participado de um intercâmbio, acredito  que a oportunidade agregará  conhecimentos específicos para a minha formação profissional e pessoal”. O  estudante de Administração do Campus Passos irá para Universidade Nacional de Piura, no Peru.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 19/11/2019