Página inicial > PROEX > OBAP e JIF 2019

OBAP e JIF 2019

Estudantes do IFSULDEMINAS, medalhistas do JIF e da OBAP em 2019, recebem homenagem da gestão

WhatsApp Image 2019 11 13 at 12.05.58Os estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) que foram medalhistas, este ano, nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) e na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) participaram de uma cerimônia no auditório da Reitoria, em Pouso Alegre, nesta última quarta-feira, dia 13 de novembro, onde receberam certificados pela participação nos eventos.

Neste ano, no JIF, a delegação composta por 45 atletas do IFSULDEMINAS obteve o melhor desempenho coletivo em todas as edições da competição, conquistando o ouro em duas (handebol e judô) das onze modalidades disputadas. Veja a matéria completa sobre a etapa nacional do JIF.

Na OBAP, o Instituto também se sobressaiu. Participaram da olimpíada, deste ano, quase 200 estudantes do Brasil e do exterior e, na premiação individual, a medalha de prata foi para a estudante Brenda Félix Ramos da Silva, do 3º ano do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Muzambinho. Confira a cobertura da OBAP 2019.

HomenagensIMG 4262

Os estudantes, vindos dos campi Inconfidentes e Muzambinho, foram recebidos por integrantes da gestão, ganharam deles os certificados de participação nos eventos e foram parabenizados pelos triunfos. “A partir de 2014, a Pró-Reitoria de Extensão ficou com a pasta de Esportes e, desde então, triplicaram-se os investimentos e trabalhos nesta área. Este ano foi atípico por conta do bloqueio de recursos públicos, o que acabou resultando em mudanças na estrutura do JIF, que teve apenas as etapas local e nacional, além de um encurtamento dessas etapas. Isto foi necessário para conseguirmos manter a ação, que é muito defendida pelo nosso reitor Bregagnoli. O resultado desse esforço institucional foi positivo e veio de vocês!”, ressaltou o pró-reitor de Extensão Cléber Ávila Barbosa.

Devido ao fim do bloqueio do orçamento, anunciado este mês pelo Governo, os estudantes foram informados sobre a volta da estrutura original do JIF, em 2020, que terá novamente a etapa regional. Uma vitória muito comemorada pela gestão. "O nosso objetivo quanto instituição é efetivar a educação integrada, que é a formação do ser humano. Isto é alcançado, também, por meio do apoio que damos às atividades esportivas, científicas, sociais e culturais aos nossos alunos", explicou o reitor Marcelo Bregagnoli.

IMG 4219Depoimentos

Para Pedro Lucas da Silva Felis, medalhista de ouro na modalidade Handebol do JIF,  neste ano, compartilhaou sua experiência no JIF durante a reunião. "O JIF não começa só na competição, tem todo um histórico de treinos e muito esforço. Foi muito gratificante ter participado e interagido nos Jogos. Conseguimos realizar um sonho de conquistar o primeiro lugar", contou.

Para o coordenador de Esporte, Cultura e Lazer do IFSULDEMINAS, professor Carlos Paulino, promover encontros como este entre gestão e estudantes é fundamental. "Trazer eles num momento extra, saindo de seus campi e vindo para a Reitoria, faz com que se sintam valorizados, é o reconhecimento pelo esforço que tiveram".

Já a estudante Brenda Félix contou, na reunião, sobre sua participação na 9ª OBAP. "Lá, testamos nossos conhecimentos, aplicamos o que vemos em sala de aula, trocamos experiências, fazemos amizades. Os participantes têm um potencial enorme, por isso a pressão é grande durante as provas. A olimpíada vai muito além da parte acadêmica. É incrível", revelou.

IMG 4184A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, aproveitou para enfatizar que a OBAP é uma olimpíada que não visa apenas à competição, mas também impulsiona o estudante a desenvolver projetos e estabelecer conexões com alunos e instituições de todo o Brasil e exterior. “Aproveito esta celebração para dizer que vocês não estão passando simplesmente pela instituição, estão deixando suas marcas aqui. Portanto, continuem participando de projetos de esporte, arte, cultura, de pesquisa, inovação e tecnologia”, aconselhou.

Atividades Extras

Após a reunião, os estudantes também foram ao Campus Pouso Alegre, onde almoçaram e conheceram a Feira das Nações, evento promovido pela área de Linguística do campus dentro da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 14/11/2019