Página inicial > PROEX > JIF's - 2019

IFSULDEMINAS inicia etapa local dos JIFs 2019

- 2º dia de evento

- 3º dia e final do evento

IMG 2493Na noite desta terça, 03/09, o IFSULDEMINAS deu início a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais 2019 (JIFs). A cerimônia de abertura, no novo auditório de Machado, reuniu equipes de todos os campi para a disputa de basquete, futsal, vôlei, handebol, futebol de campo e vôlei de areia. As competições acontecem até a sexta-feira nas dependências esportivas do IF, Sesi e Prefeitura. Os alunos foram recebidos pelo pró-reitor de extensão, professor Cleber Ávila Barbosa, que representou o reitor, Marcelo Bregagnoli. Cleber destacou o papel do esporte no desenvolvimento educacional, na integração e na qualidade de vida dos discentes. “É uma alegria e uma vitória conseguirmos realizar esta etapa dos JIFs diante das dificuldades enfrentadas. Tenho a convicção de que ensino e esporte devem caminhar juntos. Mente sã em corpo são... um ditado antigo, mas que reflete o que buscamos com nossos estudantes e os JIFs são a prova disso. É uma alegria ver tantos jovens nesta prática”.

O diretor do campus e anfitrião do evento, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, deu as boas vindas a todos e desejou bons jogos. Agradeceu a oportunidade de mais uma vez sediar e destacou o empenho dos coordenadores de esporte do instituto, bem como da pró-reitoria de extensão.

Agitação e expectativasIMG 2479

Um dos momentos mais agitados entre os participantes foi o acendimento da pira olímpica, pela aluna Giovana Siqueira Signoretti. Já o juramento foi realizado pela discente Bianca Garroni Alves Evaristo.

O coordenador geral de esportes do IFSULDEMINAS, Carlos Paulino, destacou que “a prática esportiva, além da saúde, atua na questão motivacional para a vida dos educandos, incentivando o respeito, a dedicação, ética e o trabalho em equipe, que contribuem para a formação de toda uma vida”.

No auditório lotado os alunos faziam seus gritos de guerra, defendendo seus campi. Alexandre Souza Almeida, estudante do técnico em agropecuária de Machado, vai disputar o futebol. “Estou gostando muito e espero que os jogos sejam bastante tranquilos”. Não é o que pensa Pedro Augusto Aparecido Miranda, do campus Passos. “Quero que a disputa seja acirrada, sem nada fácil, e que saiamos campeões”. Filipe Miguel, do técnico em administração de Três Corações, já participou de quatro JIFs. “Neste, vou de vôlei de areia. Espero me sair bem e representar meu campus no nacional”.

Infraestrutura

IMG 2489Uma grande estrutura foi preparada para receber as equipes que ficarão instaladas no Centro de Excelência do Café e no retiro Vila Betânia, pertencente à igreja Católica. Para o transporte, contarão com o apoio de ônibus e vans. Os jogos contarão ainda com enfermaria no campus e poliesportivo do lago artificial, além de carros de apoio. Também as autoridades de saúde municipais foram avisadas sobre as atividades.

Texto: Assessoria de Comunicação/Reitoria

04/09/2019