Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Expedição 2019
Início do conteúdo da página

Expedição 2019

Cerca de 100 estudantes iniciam atividades da quarta edição do Expedição IFSULDEMINAS

Pela primeira vez, outras instituições integram o programa

IMG 6988As onze equipes que participam do Programa Expedição 2019 foram recebidas no último domingo, dia 14 de julho, no auditório do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) num momento de acolhida e de orientações para iniciarem as atividades da quarta edição do programa. Durante a cerimônia, os estudantes apresentaram os projetos a serem desenvolvidos e falaram um pouco do perfil e das demandas de cada município contemplado pelas ações. No final do evento, todos almoçaram no refeitório do campus e partiram para seus destinos.

4ª edição do Expedição IFSULDEMINASIMG 6736

Neste ano, mais de 70 estudantes do IFSULDEMINAS, dos Campus Machado, Passos e Poços de Caldas, e 18 profissionais, entre servidores e colaboradores externos, integram as equipes do Instituto na quarta edição do programa. Esta é a primeira vez que o Expedição IFSULDEMINAS estabelece parcerias, além das firmadas com as prefeituras dos municípios atendidos, contando agora com a cooperação do Décimo Quarto Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre e com a participação de mais de 20 discentes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), ambas instituições de ensino da cidade de Pouso Alegre.

Durante uma semana, entre os dias 14 e 20 de julho, as equipes estarão nos municípios mineiros de Cássia, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Poço Fundo, São Bento Abade, São João da Mata, Senador Amaral e Toledo para realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Os participantes trocaram sete dias de férias escolares pela oportunidade de promoverem melhorias na saúde, no meio ambiente, no acesso à cultura e à educação e na geração de renda das comunidades envolvidas, por meio de socialização do conhecimento, capacitando e qualificando a população de diferentes faixas etárias, em diversas áreas.

Mesa de honra
IMG 6771O diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, foi o primeiro da mesa de honra a falar e deu as boas-vindas aos participantes. Depois, representando o reitor Marcelo Bregagnoli, o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, apresentou o programa aos presentes. "O programa Expedição IFSULDEMINAS tem permitido uma interlocução e uma aproximação muito forte dos nossos estudantes e servidores com prefeituras e sociedade do Sul de Minas. É uma relação de ganhos mútuos que tem sido estabelecida progressivamente, onde as cidades recebem prestação de serviços, assistência, palestras, atividades culturais e, por outro lado, o IFSULDEMINAS cumpre sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e a formação integral de seus discentes. O programa avançou muito em 2019 e, agora, conta com instituições parceiras, como o Exército, que nos apoiou na logística do programa, e instituições de ensino de Pouso Alegre, que vieram para somar conhecimentos e tornar as ações ainda mais multidisciplinares", explanou o pró-reitor.

Também fizeram parte da mesa de honra a professora Rita de Cássia Pereira, representando a Universidade Vale do Sapucaí, e o capitão Eduardo de Mário Mendes, representante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha. "Estamos apoiando esta ação na parte logística, para que os estudantes tenham mais qualidade no alojamento onde ficarão durante as ações. Esta foi a primeira vez que participamos e é um prazer em poder contribuir de alguma forma. Acredito que tenha espaço para ampliar a nossa participação em mais áreas, nas próximas edições do Expedição IFSULDEMINAS", explicou o capitão.

A professora do curso de Psicologia da Univás, Maria Inês Bustamante, que também esteve na abertura do programa, falou sobre a expectativa dos estudantes da instituição. "Quando ficamos sabendo, através do Exército, do Expedição IFSULDEMINAS foi uma grande satisfação.  Fomos bem acolhidos e a expectativa é ótima. Nossos alunos estão muito empenhados em aprender muito e em ensinar, tentando levar uma melhoria para a população que está tão próxima da gente".

IMG 6966Projetos
Cada uma das equipe teve dez minutos para falar sobre seus projetos e apresentar um pouco do perfil e demandas dos municípios.

A cidade de Cássia recebe o projeto “Expedição IFSULDEMINAS conectando saberes em Cássia” de estudantes do Campus Machado. Eles propõem desenvolver ações, como oficinas de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis; de mecanismos de higiene ambiental; e de primeiros socorros às vítimas de animais peçonhentos. O grupo também planeja oferecer minicursos de informática, para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, e palestras para a comunidade, com temas variados, como informações sobre os mosquitos causadores de enfermidades.

IMG 6689Na cidade de Esmeraldas, duas equipes irão executar ações: uma do IFSULDEMINAS e outra composta por membros das instituições parceiras. A do Campus Machado leva o projeto “Esmeraldas em ação”, que pretende envolver todas as faixas etárias da população municipal com palestras e minicursos sobre bullying escolar e convivência; relações pessoais on-line; conscientização sobre o que é lixo eletrônico e sua nocividade para o meio ambiente e a sociedade; autoestima e empoderamento feminino; entres outros temas.

IMG 6725A equipe do Campus Poços de Caldas segue para o município de Espírito Santo do Dourado, com o projeto “Culturas em (re)leitura e (re)construção: uma festa regada a morangos”. A intenção é trabalhar uma diversidade de temas, com atividades que envolvam capacitações em Libras, em boas práticas de gestão e em produção de texto para o Enem, além de oficinas de artesanato.

Na cidade de Poço Fundo, será realizado o “Projeto inclusão: conhecimento é para todos”, de estudantes do Campus Machado. A intenção é realizar atividades de reciclagem de materiais; conscientização ambiental; coleta seletiva; palestras sobre atendimento humanizado a pacientes; capacitação em informática básica e no cultivo e manutenção de hortas; e minicurso sobre sustentabilidade alimentar, com a elaboração de receitas à base de alimentos reaproveitados.IMG 6712
Os estudantes do Campus Passos serão os responsáveis por executar o projeto “Expedição São Bento Abade: o sete orelhas”, oferecendo no município palestras (segurança na internet; prevenção ao uso de drogas e às doenças sexualmente transmissíveis), minicursos (customização de roupas; informática básica), reuniões com a comunidade (roda de conversa sobre a violência contra a mulher), visitas-técnicas, treinamentos, dinâmicas motivacionais, jogos (competição de xadrez) e vídeos (cinema na praça).

O município de São João da Mata também recebe discentes do Campus Passos, que levam à comunidade local o projeto “São João da Mata: Arte & Positividade”.

IMG 6707O objetivo é desenvolver atividades com distintos públicos, como palestras e minicursos sobre ética, relações interpessoais e atendimento ao público (para servidores públicos municipais); sobre respeito e práticas contra o bullying (para estudantes do Ensino Fundamental); promoção de orientação vocacional (para alunos do Ensino Médio); conscientização sobre o turismo ecológico (para jovens e adultos); e ação de orientação/prevenção a maus tratos contra animais (para comunidade em geral).

Senador Amaral terá a visita de duas equipes do programa: uma do IFSULDEMINAS e outra com discentes de instituições parceiras. A do Campus Machado desenvolverá ações do projeto “Horta agroecológica: uma proposta de educação ambiental, sustentabilidade e cidadania para o município de Senador Amaral”, com oficinas para criação de um minhocário; produção de tintas agroecológicas; e confecção de brinquedos com materiais reciclados coletados.IMG 6724 Além disso, haverá palestras sobre o uso de agrotóxicos e métodos alternativos no manejo de pragas, entre outros assuntos.

A última cidade contemplada é Toledo, que também recebe duas equipes do programa: a do IFSULDEMINAS  e a formada por estudantes das instituições parceiras. Com o projeto “Inovação: uma jornada pelos pilares da Educação e Meio Ambiente”, os discentes do Campus Machado propõem oferecer oficinas de aprendizagem sobre conceitos como sala de aula invertida; aprendizagem ativa; técnicas de letramento e alfabetização por meio mídias sociais; desenvolvimento de currículos etc.

IMG 6701Histórico
O programa é realizado pelo IFSULDEMINAS, por meio da Pró-reitoria de Extensão e visa a implementar ações voluntárias direcionadas às cidades do sul de Minas Gerais levando mais conhecimento à comunidade e proporcionando aos alunos a vivência de experiências inovadoras.
O programa começou em 2016 e já participaram 35 equipes compostas por 300 alunos e cerca de 60 servidores que foram para mais de 20 cidades, de Minas Gerais e São Paulo.

 

Texto: Ascom Reitoria / IFSULDEMINAS

Data: 15/07/2019

Fim do conteúdo da página