Página inicial > PROEX > Projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa

Estudante do campus Machado participa de projeto de investigação de processamento digital de imagens durante intercâmbio na Colômbia

WhatsApp Image 2019 06 04 at 15.46.15Estudante do curso de Licenciatura em Computação do Campus Machado, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Aline Pereira está desde janeiro de 2019 na cidade de Ibagué, na Colômbia, em intercâmbio acadêmico. Há quatro meses, integra um grupo de investigação para o desenvolvimento tecnológico da Universidade de Ibagué e desenvolve projeto de pesquisa na área de processamento digital de imagens.

O projeto foi o trabalho apresentado para a conclusão do curso, que tratava do funcionamento e da implementação dos princípios básicos do processamento digital de imagens. A estudante trabalhou a implementação do método “Horn e Schunk” para a detecção de objetos em movimento. “Logo que cheguei em Ibagué, comecei a frequentar as aulas para aprender sobre processamento digital de imagens, para saber quais eram os métodos que eles aplicavam e como funcionavam. Eu e mais duas estudantes aplicamos o método “Optical Flow” (o conceito pode ser traduzido para o português como movimento aparente dos objetos) no processamento de imagem. O objetivo era comparar o código já existente com o código que temos que implementar, avaliando, assim, o tempo e a distância que uma imagem demorava para percorrer através da programação”, resumiu. aline colombia

O orientador, o engenheiro Manoel Forero, explicou a importância do trabalho. “Sua vantagem reside principalmente em permitir que objetos sejam encontrados em movimento sem a necessidade de primeiro realizar um processo de segmentação, isto é, separar os objetos do fundo da imagem; permitindo uma detecção muito mais rápida de objetos em movimento”, esclareceu.

A estudante volta ao Brasil no fim do mês de junho de 2019.

Programa de Mobilidade Estudantil

Desde 2013, cerca de 200 estudantes de graduação do IFSULDEMINAS foram contemplados em editais de mobilidade para realizarem intercâmbio acadêmico no exterior. Atualmente, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS possui convênios com mais de 70 instituições de ensino internacionais, que recebem estudantes do IFSULDEMINAS e enviam seus alunos para virem estudar em um dos campi do Instituto. Confira abaixo entrevista, gravada em abril deste ano, com o assessor internacional do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, explicando a politica de internacionalização do instituto e os depoimentos de intercambistas.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 04/06/2019