Projeto Expedição.2019
Inscrições abertas para o Programa "Expedição IFSULDEMINAS"
Propostas de ações voltadas à comunidade podem ser enviadas até 06 de junho
Estão abertas as inscrições para submissão de propostas no “Expedição IFSULDEMINAS”. Trata-se de um programa idealizado pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) que busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região e buscar soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.
Este edital tem por objetivo selecionar projetos de extensão a serem realizados em comunidades do Sul de Minas Gerais. Para participar, as equipes devem ser coordenadas por um servidor efetivo ou docente substituto do IFSULDEMINAS ou instituições parceiras e conter mais um servidor efetivo como suplente da coordenação. Quanto à participação dos alunos, a equipe deve ter oito discentes, com 18 anos ou mais, devidamente matriculados em qualquer curso do Instituto.
As atividades deverão abranger as seguintes áreas temáticas:
- Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde;
- Comunicação, Tecnologia e Produção; Meio Ambiente e Trabalho.
As ações propostas devem contribuir com o desenvolvimento regional e das comunidades atendidas e as práticas devem ser direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las, de forma que se tornem permanentes. As propostas devem conter ações para serem executadas em sete dias, compreendendo o período de 14 a 20 de julho de 2019.
Submissão das propostas
Os interessados poderão submeter projetos até o dia 06 de junho. Para efetivar a inscrição é preciso seguir os seguintes passos:
- Estar cadastrado no GPPEx, no link: http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/, caso o orientador não tenha login e senha deverá procurar pelo NIPE do campus ou ainda a Pró-Reitoria de Extensão;
- Cadastrar o projeto no sistema, submeter ao Edital e anexar o projeto completo (Anexo I);
- Apresentar declaração de anuência do proponente ao conteúdo do edital (Anexo II);
- Apresentar declaração de estar quite com o Instituto em projetos anteriores (Anexo III);
- Apresentar declaração de anuência da direção do campus na parceria de execução do projeto (Anexo IV);
- Submeter o projeto ao Edital no GPPEx (seguindo as instruções contidas no próprio sistema).
Requisitos para proponente/orientador de proposta:
- Ser servidor efetivo do IFSULDEMINAS ou docente substituto ou das instituições parceiras;
- Estar cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq;
- Não ter nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS (atestada pelo NIPE, conforme Anexo V, nos casos de editais dos campi e comprovada pela PROEX, via GPPEx, no caso de editais da Reitoria);
- Não estar afastado legalmente de suas atividades como servidor do IFSULDEMINAS.
Sobre as propostas
As propostas de trabalho serão desenvolvidas nas cidades de Alagoa, Cássia, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Marmelópolis, Pedralva, Poço Fundo, São Bento Abade, São João da Mata e Senador Amaral. Todas as cidades receberão as equipes entre 14 a 20 de julho de 2019.
Cada cidade que receber projetos do programa fornecerá às equipes: alojamento; alimentação; transporte necessário para a realização dos trabalhos dentro do município; apoio na execução dos trabalhos; segurança nos locais de execução. Já a Pró-reitoria de Extensão custeará diárias para os dois servidores de cada equipe aprovada para realização das visitas precursoras na cidade onde a ação acontecerá. Os campi de origem de cada proposta deverá fornecer materiais e equipamentos necessários à execução das atividades de cada proposta selecionada cabendo ao proponente analisar essa disponibilidade junto aos órgãos responsáveis em seu campus.
Seleção
As propostas serão analisadas por uma comissão específica do IFSULDEMINAS e serão considerados os seguintes requisitos: consonância com as linhas temáticas; mérito da proposta; consistência do projeto; viabilidade de execução da proposta; justificativa fundamentada para o apoio solicitado; adequação da equipe, dos aparelhos, equipamentos e espaço físico disponível para o funcionamento e operacionalização efetiva da proposta; entre outros.
O número de propostas aprovadas dependerá da capacidade de recebimento das equipes pelos municípios parceiros. Cada proponente poderá elencar, em ordem de interesse, até cinco cidades para onde deseja concorrer. As propostas classificadas deverão obter, da banca avaliadora, nota final mínima de 60 pontos. As demais que tenham obtido nota mínima de 60 pontos, mas que não tenham sido contempladas por excederem a quantidade máxima de propostas por eixo e por cidade, poderão ser selecionadas posteriormente, se novas prefeituras aderirem ao projeto ou poderão ser remanejadas para outras cidades que optaram concorrer.
Distribuição de pontos
Itens do projeto | Distribuição de pontos |
Originalidade | 05 |
Ações vinculadas à sustentabilidade | 20 |
Referencial Teórico | 05 |
Indicadores de resultados e metas |
15 |
Antecedentes e Justificativas fundamentadas |
15 |
Metodologia aplicada aos resultados | 15 |
Mérito e relevância do projeto | 25 |
Total | 100 |
A divulgação final dos resultados será feita até dia 10 de junho de 2019.
Visitas precursoras
As visitas precursoras acontecerão entre os dias 10/06/2019 a 12/07/2019 e serão feitas por cada coordenador e seu vice-coordenador ao município para o qual sua proposta foi selecionada. Nessas visitas serão analisadas as condições reais de execução da proposta em questão: alojamentos, alimentação, transporte, infraestrutura das localidades onde as ações serão executadas, dentre outros. Após as visitas, o coordenador poderá fazer alterações na proposta de projeto adequando-a à realidade analisada no município e postando-a novamente no GPPEx.
Encontro de acolhida
No dia 14 de julho, pela manhã, no Campus Machado, acontecerá um encontro onde as equipes apresentarão suas propostas de atividades e a partir daí farão o deslocamento para as cidades para início das atividades. Nesse encontro todos os coordenadores, vice coordenadores e discentes terão oportunidade de interagir com as demais equipes e receber orientações sobre a execução das atividades.
Cronograma
Data de inscrições | 15/05/2019 a 06/06/2019 |
Resultado Final | 10/06/2019 |
Visitas precursoras | 10/06/2019 a 12/07/2019 |
Vídeoconferência de orientação (alunos e coordenação) | 12/06/2019 ou 19/06/2019 ou 26/06/2019 (a definir com as equipes) |
Entrega da versão final do projeto aprovado | até 06/07/2019 |
Encontro de Acolhida | 14/07/2019 |
Execução das propostas aprovadas | 14/07/2019 a 20/07/2019 |
Sobre o Projeto
Inspirado no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, o Programa Institucional de Extensão “Expedição IFSULDEMINAS” tem implementado ações junto às populações de várias cidades onde atuamos. O programa começou em 2016 e já participaram 35 equipes compostas por 300 alunos e cerca de 60 servidores que foram para mais de 20 cidades, de Minas Gerais e São Paulo, atendendo a cerca de 32 mil pessoas (direta e indiretamente).
Durante uma semana das férias de julho os estudantes e servidores do Instituto Federal vão para os municípios parceiros realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Assim, pretende-se ampliar o bem-estar das comunidades na melhoria da saúde, do saneamento básico e da geração de renda, socializando conhecimento, capacitando e qualificando a população em diversas áreas como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/05/2019
Redes Sociais