Curso FIC
Confira o resultado final da seleção para o curso Técnicas de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos
Publicado em: 30/05/2019
________________________________________________________________________________________
Divulgado o resultado preliminar da seleção para o curso Técnicas de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado parcial da seleção para o curso Técnico de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos. As candidatas poderão interpor recursos contra os resultados utilizando-se exclusivamente do formulário constante no anexo III até o dia 20 de maio. Em caso de desistência de sua participação no curso a candidata deverá valer-se do período de recurso para solicitar o cancelamento de sua inscrição ou comunicar a coordenação durante o andamento do curso.
Publicado em: 28/05/2019
___________________________________________________________________________________
IFSULDEMINAS abre inscrições para curso de Técnicas de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos
Podem se inscrever mulheres que residam na zona rural da cidade de Itajubá (MG)
Estão abertas as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Técnicas de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos. A oportunidade é voltada para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade sócioeconômica e moram na zona rural do município de Itajubá (MG). São 15 vagas, sendo 11 reservadas com bolsa no valor R$ 100,00 mensais, mediante comprovação dos pré-requisitos para custeio de transporte e alimentação.
Vagas
Curso | Modalidade | Carga horária | Vagas | Período |
Técnicas de produção e de comercialização com boas práticas de manipulação de alimentos. |
Presencial | 140 horas | 15 (quinze vagas, sendo somente 11 com bolsa) | Junho a Setembro de 2019 |
Inscrições
As interessadas deverão fazer a inscrição presencialmente ou por e-mail. As inscrições presenciais deverão ser realizadas na antiga escola da Comunidade da Peroba, localizada na zona rural da cidade de Itajubá, no dia 24 de maio, das 14h às 17h. As inscrições por e-mail:fEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. serão recebidas até o dia 24 de maio.
Das vagas ofertadas, 5% serão destinadas a pessoas com necessidades especiais que deverão, obrigatoriamente, comprovar sua condição por meio de laudo médico recente, emitido há no máximo 90 dias, por profissional da área, no prazo máximo do encerramento das inscrições. O laudo será analisado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da Reitoria. Na ausência de comprovação (laudo médico), até o prazo, a candidata perderá automaticamente o direito de concorrer às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais.
Documentação
• RG (cópia);
• CPF (cópia);
• Comprovante que reside na zona rural do município de Itajubá-MG (cópia);
• Folha Resumo do cadastro Único do Governo Federal ou Cartão de Bolsa Família ( adquirido após análise feita pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS - da prefeitura municipal de Itajubá;
• Preenchimento de Autodeclaração de que seja participante de um grupo de mulheres – ANEXO V;
• Ficha de Inscrição – Anexo II preenchido e assinado.
Requisitos
Para efetuar a inscrição, as candidatas devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter idade mínima de 16 anos
- Ser do gênero feminino
- Comprovar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante apresentação dos documentos enunciados no item 5.3.
- Residir em bairro rural no município de Itajubá.
As alunas que não comprovarem estarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a apresentação dos documentos, não farão jus à bolsa.
Bolsas
Para receberem a bolsa, as alunas deverão comprovar baixa renda, apresentando Cartão Único do Governo Federal ou Cartão de Bolsa Família (ambos adquiridos após análise feita pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura Municipal de Itajubá.
Aquelas mulheres que não possuírem nenhum dos dois cartões e que estejam tuteladas, acauteladas ou sob qualquer forma de guarda do estado, mesmo que possuam os documentos, não receberão a bolsa. Para receberem, as alunas deverão ter frequência mínima de 75% da carga horária mensal do curso durante no mês. A previsão é que o pagamento ocorra no mês subsequente à realização das atividades do curso, porém, o pagamento está sujeito a eventuais atrasos.
Seleção
O processo de seleção obedecerá aos seguintes critérios, em conformidade com as informações prestadas pelas candidatas no processo de inscrição, na seguinte ordem de classificação:
– Alunas que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante apresentação dos documentos enunciados no item 5.5;
– Mulheres que tenham participação em um grupo de mulheres (autodeclaração);
– Mulheres que possuam filhos.
As candidatas poderão interpor recursos contra os resultados utilizando-se exclusivamente do formulário (anexo III), até o dia 10 de maio. Em caso de desistência de sua participação no curso, a candidata deverá solicitar o cancelamento de sua inscrição ou comunicar a coordenação durante o andamento do curso. Todas as candidatas classificadas serão consideradas matriculadas após o período de recurso.
Sobre o curso
Periodicidade e horário das aulas: Quartas-feiras das 08h as 12h e das 13h as 17h.
Início do curso: a partir de 03/06/2019
Carga horária total: 140 horas
Modalidade: presencial
Número total de vagas: até 15 vagas
Local: antiga Escola da Comunidade Rural da Peroba – Itajubá
Objetivos do curso: Fornecer uma formação técnica ao grupo de mulheres da comunidade rural da Peroba a fim de que aprimorem suas práticas em relação as tomadas de decisão administrativas, técnicas de manuseio dos alimentos e comerciais do trabalho que tem realizado no meio rural. Por esta razão pretende-se contribuir com o desenvolvimento rural.
Perfil da egressas: Espera-se que, com o curso, as mulheres se organizem formalmente e consigam acessar políticas públicas de crédito e comercialização.
Conclusão do curso e certificação: A aluna será considerada apta à qualificação e certificação desde que tenha aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) no tipo de avaliação proposta pelos instrutores e frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) registradas na folha de frequência de cada aula.
Cronograma
Prazo das Inscrições | 24/05/2019 (presencialmente) 20/05/2019 a 24/05/2019 (e-mail) |
Divulgação da seleção das inscrições realizadas | 27/05/2019 |
Prazo final para recebimento dos recursos | 10/05/2019 |
Resultado das matrículas | 30/05/2019 |
Início do Curso | A partir de 03/06/201 |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/05/2019
Redes Sociais