Página inicial > PROEX > FIC/Segurança Pública

FIC/Segurança Pública

IFSULDEMINAS se reúne com representantes da Segurança Pública do Sul de Minas para elaborar curso de capacitação dos servidores da área

IMG 0720Servidores da pró-reitoria de Extensão e da diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberam nesta quarta-feira, dia 15 de maio, na reitoria do instituto, em Pouso Alegre, representantes das Guardas Civis e das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Civil do Sul de Minas Gerais. O objetivo do encontro foi conhecer as demandas destes órgãos quanto à necessidade de complementação na formação e capacitação de agentes da área de Segurança Pública.

Esta foi a primeira reunião entre as partes desde que foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF) para combater a violência no Brasil por meio da oferta de cursos e capacitações de agentes da Segurança Pública.

Estiveram presentes na reunião representantes dos órgãos das cidades de Alfenas, Guaxupé, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Varginha. Durante o encontro, todos os órgãos manifestaram interesse na parceria, apresentaram suas principais demandas e apontaram as características específicas de cada unidade quanto à disponibilidade dos agentes para a participação de cursos presenciais, cumprimento de carga horária, nível de formação, entre outras. Segundo a diretora de Integração da Instituição com a Comunidade, Roselei Eleotério, o IFSULDEMINAS irá abrir esta oportunidade também para outras cidades da região. “Responsáveis pela área de Segurança Pública de outros municípios, como Andradas, Três Pontas e São Sebastião do Paraíso, que não puderam comparecer ao encontro, já nos enviaram suas contribuições e demandas. Além disso, estamos esperando o contato de mais cidades como Pouso Alegre, Itajubá, Três Corações, Boa Esperança e Campos Gerais. Porém, como estamos na fase de planejamento, podemos avaliar a participação de mais municípios”, explicou a diretora.

O Curso

Ficou estabelecida a oferta do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) que contemplará as temáticas: Legislação e Gestão de Pessoas. Caberá ao Instituto elaborar o projeto pedagógico e os materiais do curso, além de realizar a contratação de instrutores. A previsão é que o curso FIC inicie no segundo semestre de 2019, com carga horária de até 80 horas; deverão ser oferecidas 300 vagas por edição e as aulas acontecerão em ambiente virtual (EaD), tendo pelo menos um encontro presencial. As inscrições serão feitas por meio de um formulário on-line, que será disponibilizado pelo IFSULDEMINAS, ainda neste mês. “É muito importante para o IFSULDEMINAS poder contribuir com outros órgãos federativos de forma a oportunizar a formação e capacitação a profissionais de outras instituições a fim de que isso possa refletir na melhoria na qualidade do atendimento e da prestação de serviços à sociedade como um todo”, afirmou o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa.

Histórico

O IFSULDEMINAS possui experiências exitosas na oferta de cursos e de capacitações para servidores de outros órgãos públicos. Em destaque, citam-se: o curso de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com cerca de 1.500 vagas oferecidas; o curso básico do Programa Inglês sem Fronteiras que, apenas em 2019, recebeu mais de 5 mil matrículas de servidores e estudantes de instituições públicas; e o curso de Vendas para o Setor Público, que já abriu 700 vagas para interessados em fornecer produtos e/ou serviços para a Administração Pública.

Convênio

No dia 23 de abril de 2019, o CONIF e a SENASP firmaram um Acordo de Cooperação Técnica destinado ao treinamento de agentes de segurança pública para atuarem em atividades preventivas. O convênio foi estabelecido por conta das características e potencialidade da Rede Federal, que oferece formação educacional gratuita e de qualidade à sociedade; por sua capilaridade, abrangência e presença em cerca de 650 cidades, de todas as regiões do país, e por seu número expressivo de servidores capacitados e qualificados.

Segundo o acordo, que tem vigência de quatro anos, os planos de trabalho serão de responsabilidade e desenvolvidos pelos órgãos de segurança pública demandantes, tendo as instituições da Rede Federal como executoras das ações.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/ Reitoria

Data: 17/05/2019