Página inicial > PROEX > Aula inaugural

Aula inaugural

IFSULDEMINAS realiza aula inaugural do curso de Vendas para o Setor Público

IMG 0764Na tarde dessa última quarta-feira, 15 de maio, foi realizada a aula inaugural do curso de Vendas para o Setor Público, na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O curso conta com mais de 200 alunos, divididos em quatro turmas. É ofertado pelo Instituto, por meio das pró-reitorias de Extensão (PROEX) e Administração (PROAD).

Para vender aos órgãos públicos é necessário concorrer nas modalidades de compras e licitações, que exigem uma série de requisitos. A proposta do curso é levar aos interessados conhecimentos sobre esse sistema e sobre o atendimento à legislação pertinente.

Aula inaugural

Os alunos foram recebidos pelo pró-reitor, Honório José de Morais Neto (Administração), pela diretora de Integração da Instituição com a Comunidade, Roselei Eleotério (Extensão), além demais componentes da equipe do curso.

Em um primeiro momento, o pró-reitor de Administração deu boas-vindas aos estudantes e reiterou a importância do curso. “Nosso principal objetivo é aumentar a concorrência e isso gera um importante ganho para o processo e consequentemente economia de recurso público. Sempre observando o princípio da isonomia, temos visto ao longo do tempo que poucas empresas da região têm participado dos processos licitatórios do IFSULDEMINAS e entendemos que ofertando o curso levaremos mais conhecimento a possíveis novos fornecedores que, com isso, poderão participar de nossos processos e ter no setor público uma nova possibilidade de venda”, explicou Honório de Morais.

A diretora Roselei Eleotério reiterou que o curso pretende capacitar os trabalhadores de empresas da região para vender para a rede pública federal e assim facilitar a compra de bens e serviços das empresas da região através das licitações.

Orientações

Os alunos foram orientados sobre a plataforma utilizada no curso, o moodle (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem), também foi apresentada a metodologia que será utilizada, o cronograma, divisão das notas, avaliações e fóruns, além do contexto e as disciplinas do curso.

IMG 0760

Um dos professores facilitadores do curso, Marco Antônio de Melo, comentou que “ o curso de Vendas para o Setor Público é uma oportunidade para os empresários e profissionais conhecerem melhor sobre as compras realizadas e a forma utilizada pelo Setor Público para adquirir seus produtos e contratar os serviços necessários para a sua manutenção e prestação de serviços aos cidadãos, como saúde, segurança e, no caso do IFSULDEMINAS, a educação”. Ele destacou ainda que empresários e profissionais de Pouso Alegre e região, após conhecerem os processos, também poderão participar das licitações públicas presencias e eletrônicas da região. Podendo propiciar o desenvolvimento local.

Carlos Roberto de Araújo é professor da rede estadual e municipal da cidade de Cambuí, participou da aula inaugural e e comentou sobre seu interesse no curso. “Quero adquirir conhecimento sobre o processo licitatório, para poder ter esse olhar diferenciado e conseguir elaborar esses processos”.

Já a aluna Ludmila Regina Gabriel Cardoso viu no curso uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Meu tio é proprietário de uma empresa de extintores de incêndio, em São Paulo, e eu achei no curso uma boa oportunidade para agregar conhecimento sobre licitação e poder entrar na empresa e trabalhar nesse ramo. Quero conhecer sobre a legislação e aprender a usar o sistema”, disse.

Para o colaborar do Senac de Varginha, Edvaldo Santos Amorim, a expectativa sobre o curso é boa. “Acreditamos muito nessa forma de contratação, por meio das licitações, compreendendo o processo de licitação, poderemos orientar nossos clientes e aumentar nossas vendas”, declarou.

Sobre o curso

Com duração prevista de dois meses e carga horária de 80h, o curso é ofertado na modalidade a distância e abordará de forma prática como uma empresa poderá vender para os órgãos públicos, especialmente a Administração Pública Federal, como os conceitos e princípios de licitação; as legislações aplicáveis e suas funções; a operacionalização no sistema Comprasnet (como cadastrar, operar o sistema, participar de licitações, entre outras operações). Também será abordada a análise do Edital e Termo de Referência pelos licitantes. E, por último, como executar as contratações após a contemplação nas licitações.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
16/05/2019